CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Uma nova escola na Baixa de Lisboa depois de muitos anos

30 de abril de 2017

Depois de muitos anos vai ser inaugurada uma escola na Baixa de Lisboa, o edifício onde funcionou o Tribunal da Boa Hora, no Chiado, vai se transformar na Escola Básica Maria Barroso.

A mais recente escola de Lisboa, que recebe o nome de uma das personalidades mais marcantes da cultura portuguesa, com papel de relevo também na intervenção política nacional, tem capacidade para 150 alunos -  50 para jardim de infância, dos 3 aos 5 anos, e 100 para alunos com idades entre os 6 e 9 anos (1º ciclo). Abrange crianças das freguesias Santa Maria Maior e Misericórdia.

O novo estabelecimento de ensino da zona histórica da cidade, receberá já os primeiros alunos no próximo ano lectivo de 2017/2018 e vai funcionar num imóvel que foi convento, e onde, até há décadas, funcionou o antigo Tribunal da Boa-Hora.

Segundo comunicado da Câmara Municipal de Lisboa, em termos de intervenção no edifício, foram utilizados materiais que estabelecessem uma relação de continuidade com os materiais existentes, de modo a assegurar uma integração perfeita. A nova escola, que se distribui espacialmente por três pisos, tem salas de jardim de infância, salas do 1º ciclo, pátios, recreios cobertos, cozinha, refeitório bem como ginásio, biblioteca e sala de informática.

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, inaugura a escola na próxima terça-feira, 2 de maio, localizada no Largo da Boa Hora, numa cerimónia presidida pelo Primeiro-Ministro António Costa e conta ainda com a presença dos ministros da Justiça e da Educação.

De acordo com a autarquia, a  intervenção no espaço público do Largo da Boa-Hora, entretanto já concluída, e a instalação de uma escola no edifício do antigo tribunal, são exemplo da revitalização desta área da Baixa.