CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

 

 

 

 

 

 

 

Tempos risonhos para a hotelaria

16 de abril de 2017

O sector do Turismo em Portugal continua a registar um crescimento notável, com um aumento consecutivo no número de dormidas em estabelecimento hoteleiros nos últimos 7 anos, a uma taxa média de crescimento anual de 7%, atingindo 53,5 milhões de dormidas em 2016 (+9% face ao período homólogo) – afirma o último “perspectiva Imobiliária” produzido pela consultora CBRE.

Os Açores foram, pelo segundo ano consecutivo – refere o relatório -  a região com o maior aumento no número de dormidas, com um crescimento de 21%, seguida pela região Norte com 13% e Alentejo com 11%.

Outro recorde foi o estabelecido no número de turistas no país, totalizando 19 milhões (+9.8% var. anual), dos quais 11 milhões foram turistas estrangeiros.

Nos últimos 5 anos, França duplicou o número de dormidas e está muito perto de conquistar a terceira posição Relativamente aos principais mercados externos, o Reino Unido continua a ser o mais representativo em Portugal, com 9,2 milhões de dormidas (+10% face a 2015), seguido da Alemanha com 5,2 milhões de dormidas (+10% face a 2015).

Também a quota do mercado Francês continua a aumentar, estando perto de conquistar a terceira posição sobre Espanha, com um peso de 10,26% e 10,35% cada, respectivamente.

Os mercados estrangeiros com os maiores crescimentos foram os Estados Unidos da América (+20%) e França (+18%).

No que diz respeito ao desempenho dos hotéis, a taxa de ocupação por quarto tem vindo a crescer ao longo dos últimos anos, sendo de 63,6% no final de 2016 (+2,9 pontos percentuais que no ano anterior), com a região da Madeira a observar a taxa mais elevada neste indicador, de 78%.

A receita acumulada por quarto disponível (RevPAR) cresceu em 2016 para 42,6€, mais 13,3% que em 2015 (+5€). Também as receitas do turismo aumentaram 17%, para um total de 2,9 mil milhões de euros.

A CBRE, na sua “Perspectiva Imobiliária”, estima que tenham aberto 10 novos hotéis na cidade de Lisboa em 2016, adicionando cerca de 600 quartos à oferta existente. A oferta hoteleira nacional deverá manter o ritmo de crescimento, com uma previsão de mais de 20 novos hotéis a inaugurar no país em 2017, a maioria dos quais em Lisboa.

O RevPAR em Lisboa deverá continuar a aumentar em 2017, agora mais por via do aumento do preço médio do que da taxa de ocupação, com um acréscimo entre 5% e 10%. Também no Porto, os preços das unidades hoteleiras deverão continuar a aumentar a um ritmo semelhante ao de Lisboa, e é igualmente expectável a manutenção da subida das taxas de ocupação. No Algarve deverá continuar a observar-se um aumento da taxa de ocupação na época baixa e consequentemente um aumento geral da taxa de ocupação assim como do preço médio.