CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Teletrabalho agilizou processos de urbanismo em Vila Nova de Gaia

2 de junho de 2020

Em Vila Nova de Gaia, a Gaiurb, EM e a Direcção Municipal de Urbanismo e Ambiente (DMUA), despacharam mais de 4500 processos de urbanismo em fase de confinamento, conseguindo-se reduzir o tempo útil de resposta para dois dias.

em comunicado, a Gaiurb, EM e a DMUA referem que se manteve o atendimento presencial em formato reduzido, cumprindo as indicações de segurança no atendimento a cerca de mil munícipes que recorreram aos serviços para registo ou levantamento de documentos. Para além de três mil pedidos de informação por e-mail, foram prestados cinco mil esclarecimentos telefónicos e duas centenas de atendimentos técnicos que garantiram a capacidade técnica como compromisso assumido.

A entidade municipal refere que se registou um total de mais de 4500 despachos até 30 de Abril, com os serviços a funcionar activamente para dar resposta aos intervenientes no mercado da construção civil. "Numa altura em que os serviços tinham como objectivo manter um funcionamento tão célere quanto possível, apesar das equipas em teletrabalho e das limitações de contacto presencial, a Gaiurb conseguiu reduzir o tempo útil de resposta para dois dias, assegurando a emissão de 350 licenças, entre autorizações para novas construções, alvarás de autorização de utilização ou licenças de ocupação de espaço público, sendo notificados por e-mail ou CTT mais de três mil destinatários", explica a Gaiurb, EM.

“Demos um sinal para o exterior de que, perante um contexto particularmente difícil, empenhamos todo o nosso esforço em fazer parte da solução, permitir que a todos os que desejem investir no nosso Município tenham todas as condições para o realizar e que naturalmente percepcionem que, pela nossa dinâmica e capacidade de resposta, pretendemos cativar o investimento em Vila Nova de Gaia. Mesmo com condições adversas a estratégia passou por assegurar condições para que a economia não parasse, fazer o que nos compete no nosso domínio e, para isso, contamos com uma equipa altamente motivada e qualificada e com uma articulação muito próxima e positiva com o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, Patrocínio Azevedo e a Directora Municipal do Urbanismo, Luísa Aparício”, refere António Miguel Castro, Presidente do Conselho de Administração da Gaiurb, EM.