CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Sustentabilidade

 

 

 

 

VILA VITA Parc: dessalinização reduz em 85% consumo de água

16 de novembro de 2017

O VILA VITA Parc Resort & Spa, em Porches, no Algarve,  investiu na implementação dum método amigo do ambiente de dessalinização da água do mar, com vista a uma redução substancial do consumo de água da rede e a uma potencial futura situação de autossuficiência. O inovador processo poderá vir a permitir também ao VILA VITA Parc extrair o seu próprio sal, criando assim outras mais-valias, beneficiando os 10 restaurantes do resort.

Segundo aquela unidade hoteleira, “actualmente, toda a água usada para encher os lagos e as 7 piscinas do resort, assim como a água utilizada para regar os jardins que ocupam cerca de 60% dos 23 hectares que compõem o VILA VITA Parc, provém do oceano Atlântico”.

 

Redução de consumo de 85%

O sistema de tratamento da água, com uma capacidade para 440m3/dia, recolhe água do oceano que, após uma desinfeção prévia, dá entrada nos tanques de tratamento subterrâneos no VILA VITA Parc. A água é depois filtrada com vista à eliminação de quaisquer impurezas/partículas antes de ser sujeita a um processo de dessalinização por meio de osmose, que a tornará adequada para utilização.

A implementação deste sistema emfase experimental, em Julho de 2015, deu origem a uma redução do consumo médio de água de 2,3m3 por hóspede, por noite, em 2014, para 1,68m3 no final de 2015. Este valor tem continuado a baixar ano após ano, tendo sido recentemente registado um consumo médio de água em 2017 de 0,35m3 por hóspede, por noite, ou seja, uma redução de cerca de 85% face ao consumo registado em 2014, antes da implementação do sistema.

 

Sustentabilidade reconhecida e premiada

Na vanguarda de iniciativas ecológicas, e desde 2015 certificado como Eco-Hotel pelo TÜV Rheinland Group, o VILA VITA Parc recebeu em 2016, pelo segundo ano consecutivo, o prémio de World’s Leading Luxury Green Resort 2016 nos World Travel Awards. O resort considera de forma regular diversas vertentes de sustentabilidade, desde o apoio aos negócios locais e à instalação de tecnologia pioneira para redução de energia e de água, até à substituição da sua frota automóvel para veículos híbridos e recurso a uma grande quantidade de produtos orgânicos (carne, azeite, compotas, mel e afins) proveniente da sua propriedade no Alentejo, a Herdade dos Grous.