CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Sustentabilidade

 

Utilizou o Poupa Energia? Pode ter um mês de electricidade grátis

29 de maio de 2018

Os consumidores que utilizaram o Poupa Energia no primeiro trimestre de 2018, podem ter poupado 70 mil euros num ano com mudança de comercializador, o que significa que cada pessoa pode ter conseguido obter um mês de electricidade gratuita. 

O portal “Poupa Energia”, lançado em novembro de 2017 pela ADENE – Agência para a Energia, como previsto no decreto Lei 38/2017, registou no primeiro trimestre de 2018 um total aproximado de 350 mil visualizações, número que se reflectiu em cerca de 150 mil simulações e 830 pedidos de mudança de comercializador.

Segundo a ADENE, a maior parte das simulações realizadas são oriundas de consumidores particulares, quer por via de simulações simples e avançadas, mas também de empresas. A percentagem de simulações efectuadas nos primeiros três meses do ano mantém-se constante, embora as simulações simples representem cerca de 71% e as avançadas 29%. As simulações empresariais reflectem 1,65%.

A plataforma permite comparar ofertas de um total de 24 comercializadores em 260 tarifários de electricidade, gás natural ou serviço combinado, no entanto a Galp Power, a Goldenergy e a Endesa representam os comercializadores com os tarifários mais procurados e 83% das adesões efectuadas neste trimestre.

Gerido pela ADENE, o portal “Poupa Energia” está acessível aos consumidores de gás natural e electricidade, facultando toda a informação disponível sobre as ofertas dos comercializadores de electricidade e gás natural disponíveis no mercado liberalizado, o que permite a cada consumidor particular e empresarial proceder de uma forma esclarecida à mudança de comercializador.