CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
sábado, 20 de Julho de 2019
Sustentabilidade

Sintra é a primeira localidade portuguesa com Certificação Platina

2 de Agosto de 2017

O Município de Sintra acaba de conquistar a mais alta distinção do World Council on City Data (WCCD) - Certificação Platina - pela norma ISO 37120, que promove o desenvolvimento sustentável das cidades através de indicadores do desempenho dos serviços e da qualidade vida das populações.

A norma ISO 37120 tem 100 indicadores, divididos em 17 categorias, que permitem ajudar as cidades a medir o desempenho dos serviços urbanos e a sua qualidade de vida ao longo do tempo.

No caso de Sintra foram obtidos indicadores que deram origem à certificação de nível Platina (a mais elevada) no ranking do World Council on City Data. 

Segundo Vera Santos, directora de Inovação da WINNING, consultora que apoiou o Município de Sintra a obter esta importante certificação "a gestão de áreas urbanas tornou-se um dos mais importantes desafios de desenvolvimento do século XXI. As informações e os dados recolhidos pelos municípios são vitais para a definição de prioridades políticas de forma a promover um desenvolvimento inclusivo, equitativo e sustentável tanto para as zonas urbanas como para as rurais. As normas ISO 37120 e ISO 37121 têm por base o ciclo de melhoria contínua: Planear-Fazer-Verificar-Actuar e incentivam as comunidades a tornarem-se mais pró-activas, garantindo que as partes interessadas desenvolvem e implementam um sistema de gestão adequado para o local em causa".

A vila de Sintra passa assim a integrar agora o grupo de cidades que, a nível mundial, se compromete a monitorizar anualmente o respectivo desempenho e a fazer reflectir os resultados nas políticas destinadas a melhorar a qualidade de vida dos cidadãos de forma sustentável e eficaz, garantindo o desenvolvimento e a coesão social, ao mesmo tempo que promove uma utilização mais eficiente dos recursos.

O diagnóstico de performance de sustentabilidade que foi efectuado no Município de Sintra constitui um passo inicial decisivo para a implementação de soluções de inteligência urbana ou cidade inteligente que procuram o equilíbrio entre a eficácia da resposta e a eficiência na gestão de recursos. De acordo com a quantidade de informação recolhida poderão ser obtidos diferentes níveis de certificação para as cidades, sendo o World Council on City Data (WCCD) o organismo internacional responsável por este processo.

"Independentemente do nível alcançado, este reconhecimento é benéfico para os municípios pois expõe a sua aposta numa estratégia de maior transparência e melhoria contínua através do cityto-city learning. Daí existirem já 41 cidades certificadas pela ISO 37120 a nível global, sendo Porto e Sintra as únicas cidades portuguesas certificadas até à data. Estamos a colaborar com outros municípios em Portugal e vamos, seguramente, ter mais cidades portuguesas no mapa desta importante certificação, nos próximos anos", explica Vera Santos.

PUB
ARRENDAMENTO
Lisboa abre candidaturas ao subsídio de arrendamento
16 de Julho de 2019
PUB
PUB