CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Sustentabilidade

 

 

Sintra é a primeira localidade portuguesa com Certificação Platina

2 de agosto de 2017

O Município de Sintra acaba de conquistar a mais alta distinção do World Council on City Data (WCCD) - Certificação Platina - pela norma ISO 37120, que promove o desenvolvimento sustentável das cidades através de indicadores do desempenho dos serviços e da qualidade vida das populações.

A norma ISO 37120 tem 100 indicadores, divididos em 17 categorias, que permitem ajudar as cidades a medir o desempenho dos serviços urbanos e a sua qualidade de vida ao longo do tempo.

No caso de Sintra foram obtidos indicadores que deram origem à certificação de nível Platina (a mais elevada) no ranking do World Council on City Data. 

Segundo Vera Santos, directora de Inovação da WINNING, consultora que apoiou o Município de Sintra a obter esta importante certificação "a gestão de áreas urbanas tornou-se um dos mais importantes desafios de desenvolvimento do século XXI. As informações e os dados recolhidos pelos municípios são vitais para a definição de prioridades políticas de forma a promover um desenvolvimento inclusivo, equitativo e sustentável tanto para as zonas urbanas como para as rurais. As normas ISO 37120 e ISO 37121 têm por base o ciclo de melhoria contínua: Planear-Fazer-Verificar-Actuar e incentivam as comunidades a tornarem-se mais pró-activas, garantindo que as partes interessadas desenvolvem e implementam um sistema de gestão adequado para o local em causa".

A vila de Sintra passa assim a integrar agora o grupo de cidades que, a nível mundial, se compromete a monitorizar anualmente o respectivo desempenho e a fazer reflectir os resultados nas políticas destinadas a melhorar a qualidade de vida dos cidadãos de forma sustentável e eficaz, garantindo o desenvolvimento e a coesão social, ao mesmo tempo que promove uma utilização mais eficiente dos recursos.

O diagnóstico de performance de sustentabilidade que foi efectuado no Município de Sintra constitui um passo inicial decisivo para a implementação de soluções de inteligência urbana ou cidade inteligente que procuram o equilíbrio entre a eficácia da resposta e a eficiência na gestão de recursos. De acordo com a quantidade de informação recolhida poderão ser obtidos diferentes níveis de certificação para as cidades, sendo o World Council on City Data (WCCD) o organismo internacional responsável por este processo.

"Independentemente do nível alcançado, este reconhecimento é benéfico para os municípios pois expõe a sua aposta numa estratégia de maior transparência e melhoria contínua através do cityto-city learning. Daí existirem já 41 cidades certificadas pela ISO 37120 a nível global, sendo Porto e Sintra as únicas cidades portuguesas certificadas até à data. Estamos a colaborar com outros municípios em Portugal e vamos, seguramente, ter mais cidades portuguesas no mapa desta importante certificação, nos próximos anos", explica Vera Santos.