CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Sustentabilidade

 

Sintra deita «mãos à obra» para comemorar Dia Internacional de Limpeza Costeira

18 de setembro de 2020

O Município de Sintra assinala, a 26 de Setembro, o Dia Internacional de Limpeza Costeira e o World Cleanup Day, com uma acção ambiental na Ribeira da Cabrela que visa sensibilizar a população para a ”problemática do lixo marinho e sustentabilidade dos oceanos e demais recursos hídricos”.

Segundo a autarquia da Área Metropolitana de Lisboa e o o segundo concelho mais populoso do país, “Sintra não quis, uma vez mais, deixar de se associar a este movimento, que se estende de norte a sul do país, que pretende incutir em cada um de nós boas práticas ambientais e alertar para as consequências graves que a deposição incorrecta de lixos tem na poluição terrestre e aquática”.

Passando das intenções aos actos, o município convida a população a participar, no dia 26 de Setembro, na operação de limpeza de nas margens da Ribeira da Cabrela, no lugar Vale da Cabrela.

 

Remover o lixo, evitar a poluição

O Dia Internacional de Limpeza Costeira tem como objectivo promover o combate à poluição dos oceanos, através de acções que promovam a remoção de lixos em areais e cursos de água que têm como destino final o mar. Em Portugal, esta iniciativa é promovida pela Fundação Oceano Azul — instituição sem fins lucrativos criada pela Sociedade Francisco Manuel dos Santos que tem por objecto contribuir para a conservação e utilização sustentável dos oceanos — que anualmente, no mês de Setembro, mobiliza a sociedade e os organismos decisores do nosso país para participarem neste movimento que acontece à escala mundial em prol da conservação e protecção das áreas marinhas e da sustentabilidade dos oceanos.

Também os SMAS de Sintra se juntam a esta iniciativa com a recolha de amostras de água para análise nos seus laboratórios.

A participação na actividade é gratuita mas requer inscrição prévia obrigatória para efeitos de seguro.

A organização da iniciativa disponibiliza o material necessário à acção, a qual reúne todas as condições de segurança para os participantes uma vez que as recomendações da DGS para prevenção de contágio por COVID 19 serão cumpridas e respeitadas em toda a zona de intervenção.

 

Recolha de lixo estende-se por uma semana

Este ano o Dia Internacional de Limpeza Costeira estende-se efectivamente por uma semana, de 19 a 27 de Setembro, com acções terrestres e subaquáticas. A Fundação Oceano Azul desafia organizações portuguesas dedicadas ao combate do lixo marinho, a assinalarem em conjunto o Dia internacional de Limpeza Costeira.

Também pela primeira vez e em parceria com o “Projeto Quando +1 é = -1”, os centros de mergulho nacionais foram convidados a juntarem-se à iniciativa para celebrar este Dia Internacional, organizando ações de recolhas subaquáticas de lixo marinho.