CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
sexta-feira, 14 de agosto de 2020
Sustentabilidade
Seixal disponibiliza 2000 lugares de estacionamento gratuitos junto às estações de comboio Estacionamento Seixal zona fluvial - Foto CMS.jpg Seixal disponibiliza 2000 lugares de estacionamento gratuitos junto às estações de comboio

Seixal disponibiliza 2000 lugares de estacionamento gratuitos junto às estações de comboio

9 de julho de 2020

Com o intuito de motivar os municipes a utilizar cada vez mais os transportes públicos e contribuirem para a descarbonização do concelho, a Câmara Municipal do Seixal vai disponibilizar 2000 lugares de estacionamento gratuitos junto às estações ferroviárias do Fogueteiro, Foros de Amora e Corroios. Esta decisão foi tomada “perante a intransigência do Governo e da Fertagus, que preferem ter parques de estacionamento fechados, do que entregá-los à câmara, para esta os disponibilizar à população” - denuncia a edilidade.

Os elevados preços praticados pela Fertagus e autorizados pelo Governo para os estacionamentos existentes levaram a autarquia a intervir. Assim, a câmara da Margem Sul vai investir cerca de 1,3 milhões de euros para responder às dificuldades de estacionamento e acessibilidade nestas áreas habitacionais do Seixal. O primeiro parque, com capacidade para 94 viaturas, situado na Praça José Queluz, em Corroios, entrou em funcionamento no dia 3 de Julho, e dará também apoio à estação do Metro Sul do Tejo de Corroios.

“Os seis parques de estacionamento municipais vão beneficiar em muito a qualidade de vida dos munícipes do Seixal que se debatem com o problema do estacionamento abusivo junto às suas habitações nestas áreas, e os utentes da Fertagus que pagam preços muito elevados nos parques de estacionamento desta concessão do Estado” - refere o comunicado do município.

 

Os novos parques de estacionamento da Câmara Municipal do Seixal situam-se:

 

  • Praça José Queluz, em Corroios – 94 lugares, dois para pessoas com mobilidade reduzida – obra concluída no valor de 144 836,72 euros;

 

  • Mercado de Levante de Corroios – 220 lugares

 

  • Escola Secundária João de Barros – 300 lugares;

 

  • Envolvente à Estação Ferroviária dos Foros de Amora – 1000 lugares;

 

  • Bairro 1.º de Maio, no Casal do Marco – 136 lugares;

 

  • Envolvente à Estação Ferroviária do Fogueteiro – 250 lugares.

 

Câmara “briga” com a Transtejo

A Câmara Municipal do Seixal pretendeu também um acordo com a Transtejo relativamente ao parque de estacionamento de apoio ao Terminal Fluvial do Seixal, uma estrutura com 1.854 lugares de aparcamento, cuja concessão pertence à empresa Empark.

O subaproveitamento do parque, a desleixada manutenção do piso, das zonas florestais e da iluminação pública, assim como o pagamento da elevada tarifa cobrada pela concessionária levou a Câmara Municipal do Seixal a encetar conversações com a Transtejo, propondo-se estabelecer uma parceria com vista à fixação das condições de gestão e funcionamento do parque.

Segundo o presidente da autarquia da Margem Sul, Joaquim Santos, a intenção e único propósito era “poder vir a disponibilizá-lo gratuitamente à população, constituindo assim um forte incentivo à utilização do transporte público fluvial” - refere o edil.

Mas, "ao invés de se privilegiar a função de serviço público às populações, a Transtejo e a respectiva tutela, priorizam uma lógica financeira e economicista" tendo a Transtejo respondido com a actual concessão à Empark.

O autarca acrescenta ainda que “o requisito da concessão não foi, no entanto, considerado pela Transtejo em Maio de 2017, por ocasião da celebração do protocolo para a gestão e funcionamento do parque de estacionamento do Cais do Seixalinho com a Câmara Municipal do Montijo, a título gratuito, denunciando, pois, «dois pesos e duas medidas» para problemas semelhantes.

Recorde-se que o concelho do Seixal é gerido pela CDU (PCP e Verdes) e o município do Montijo está, há muito, sob gestão do PS.

PUB
TURISMO
Turismo interno limita quebra de hóspedes a 82% e de dormidas a 85,2% em Junho
14 de agosto de 2020
PUB
ARRENDAMENTO
Câmara de Lisboa abre 2º concurso de Renda Acessível com 30 novas casas
13 de agosto de 2020
PUB
PUB
INTERNACIONAL
França estima impacto no turismo em cerca de 40.000 milhões de euros
10 de agosto de 2020
PUB