CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Sustentabilidade

 

Seixal amplia Rede de Hortas Urbanas

18 de setembro de 2020

Está marcada para este sábado, 19 de Setembro, pelas 11 horas, a inauguração do Espaço Agrícola do Alto do Moinho, em Corroios, no âmbito do reforço da Rede de Hortas Urbanas do Município do Seixal. O objectivo principal desta rede é “dotar o município de espaços vocacionados para o desenvolvimento da actividade agrícola nas vertentes social, recreativa e pedagógica, orientados pelo princípio da agricultura sustentável em contexto urbano”, refere o presidente do executivo municipal, Joaquim Santos.

O Espaço Agrícola do Alto do Moinho localiza-se no lugar do Alto do Moinho, na freguesia de Corroios, e conta com 3 000 m2 de área para 36 hortas.

O espaço agrícola disponibiliza infraestruturas, tais como vedação e rede de distribuição de água, e um edifício com cerca de 150 m2 para arrumo de ferramentas, e 1 800 m2 de área útil para cultivo, distribuída por 36 unidades de hortas recreativas, de 50 m2 cada. Neste projecto, a Câmara Municipal do Seixal fez um investimento de 105 809,86 euros.

A partir de amanhã, o concelho do Seixal passa a contar com quatro espaços agrícolas que ocupam um total de 24.000 m2, distribuídos por quatro freguesias (Arrentela, Amora, Seixal e Corroios), com uma área de cultivo de 15 142 m2. Além disso, o município da Margem Sul destaca “o reforço de uma parceria internacional (Humana), duas parcerias com instituições na área da saúde mental e deficiência (CERCISA e PRISMA) e três parcerias com estabelecimentos de ensino básico, envolvendo 122 hortelões, 300 alunos, 12 professores e 20 utentes de instituições”.