CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Sustentabilidade

 

 

Quando se devem substituir as janelas?

17 de fevereiro de 2021

Quando se recomenda a substituição de janelas numa casa? Um mau isolamento térmico, falta de iluminação natural, questões de ruído, falta de segurança, são algumas causas que tornam evidente que esse momento chegou.

Estibaliz Berrio Olangua, responsável de marca Guardian Select em Espanha e Portugal, indica que é já do conhecimento geral que existem cada vez mais preocupações relacionadas com o conforto e os benefícios que as janelas podem trazer. "O consumidor procura, compara e prepara-se cada vez melhor antes de contactar um profissional. Neste sentido, o tipo de vidro é uma escolha importante que pode marcar a diferença e melhorar consideravelmente o conforto da casa".

Desta forma a responsável revela alguns indicadores que podem motivar a substituição de janelas.

Quando podemos recomendar a substituição de janelas numa casa? Qualquer uma destas causas tornam evidente que esse momento chegou:

- Um mau isolamento térmico. Um isolamento térmico deficiente pode produzir falta de conforto e gastos energéticos na casa com temperaturas demasiado altas no verão e muito baixas no inverno. Com um vidro inteligente de alto desempenho, como o Guardian Sun, pode-se melhorar o isolamento térmico no Inverno e no Verão, reduzindo a entrada das radiações solares nos meses mais sufocantes.

- Falta de iluminação natural. Para conseguir reduzir a entrada da radição solar, não é necessário viver sempre às escuras. A falta de luz natural pode ser prejudicial à saúde e pode ser resolvida, em boa medida, com um vidro eficiente com controlo solar como o Guardian Sun ou o Guardian SNX60, sem prejudicar o conforto térmico do interior.

- Por questões de ruído. Se o utilizador vive no centro de uma cidade ou numa zona com muito trânsito e ouve o ruído da rua, o tráfego dos carros, a agitação dos bares… pode reduzir o nível de ruído exterior com um vidro duplo que incorpore um ou vários vidros laminados acústicos que tragam um bom isolamento acústico, como o Guardian LamiGlass Acoustic.

- Falta de segurança. Para ganhar em tranquilidade, o utilizador pode reduzir o risco de roubo através da janela de uma casa ou de impactos acidentais, com um vidro laminado de segurança GuardianLamiGlass.

Ideias e conceitos-chave que podem ajudar

Estibaliz Berrio Olangua, revela também que existe hoje um importante número de novas janelas instaladas que incorporam vidros com antigas tecnologias. Isto redunda numa janela de baixa qualidade no que diz respeito a isolamento térmico, ou seja, com um valor U (coeficiente de transmitância térmica) elevado.

A incorporação na janela de vidro duplo em vez de um único vidro, como sucedia no final dos anos 80, pressupôs uma redução de até mais de 50% no valor U ou na melhoria do isolamento térmico.

"Também é possível ver que, se se incorpora numa unidade de vidro duplo um vidro de revestido de alto desempenho, obtém-se uma redução adicional de até 50% do valor U, ou seja, melhora-se consideravelmente a capacidade isolante do conjunto.

É importante destacar que se pensa erradamente que, só com o incremento do número de vidros, passando de um duplo para um triplo, por exemplo, se obtém o melhor valor U. O certo é que esta inversão não resulta tão eficaz se não incorporar, pelo menos, um vidro revestido.

Seria preferível escolher um vidro duplo com vidro revestido do que um vidro triplo sem revestimento, referindo-nos ao valor U. Os vidros revestidos designam-se assim porque estão revestidos por uma película transparente que lhes confere propriedades de isolamento térmico e de controlo solar", explica a responsável.

Espanha e Portugal estão entre os países europeus com o maior número de horas de sol por dia, o que também redunda num maior uso dos sistemas de ar condicionado, que se reflecte nas facturas de eletricidade das casas.
"Os vidros de última geração, como o Guardian Sun, também conhecido como 'vidro inteligente', ajuda-nos a conseguir no Verão a entrada de uma grande quantidade de luz natural nos espaços interiores, mas reduzindo a entrada do calor do sol; sem esquecer os desempenhos de isolamento térmico também no Inverno", explica Estibaliz Berrio Olangua.

A espessura da câmara dos vidros duplos importa

A responsável avança ainda que se vêem soluções a que chamamos 4/6/4 ou 4/10/4, ou seja, vidros isolantes com perfil separador de 6 mm e 10 mm. "Esta é uma solução corrente não muito recomendada em termos de isolamento térmico, uma vez que a transmitância térmica (valor U) tem uma relação inversa com a espessura do perfil.
Regra geral, ao aumentarmos a espessura da câmara, a transmissão por condução é diminuída, assim o valor U reduz e, portanto, o isolamento térmico é melhorado. Isto é válido para uma espessura de câmara até 15-18 mm. A partir de 18mm há um aumento da convecção do ar dentro da câmara, aumentando a transmissão de energia e, consequentemente, aumentando o valor U. Por este motivo, a espessura recomendada para uma câmara de vidro duplo é de 16mm, em termos de capacidade de isolamento".

Alguns dados sobre o árgon
Se pretendemos aumentar o isolamento térmico da janela, o árgon é um bom elemento para o melhorar, desde que combinado com um dos vidros com camada de isolamento térmico.

Em relação ao factor de isolamento acústico, não está provado (ao contrário do que se pensa) que o árgon utilizado atualmente seja uma barreira acústica. Algo que, por outro lado, está demonstrado com os vidros laminados Guardian LamiGlass Acoustic, criados para atingir este objetivo específico. Resumindo, o gás árgon não é o elemento determinante quando se pretende obter o melhor desempenho do vidro isolante, mas devemos contemplá-lo concretamente como um reforço na obtenção de um melhor valor U.

A posição do vidro deve ser tida em consideração de acordo com seu desempenho? A resposta é sim. É importante, para garantir as propriedades de controlo solar. 

O factor segurança: um requisito do Código Técnico de Construção
Melhorar a segurança de uma casa é possível com a instalação de vidro laminado (Guardian LamiGlass) num ou em ambos os vidros de uma composição de vidro duplo. O vidro laminado oferece segurança contra impactos acidentais e é ainda capaz de aumentar a segurança contra furtos e tentativas de intrusão. Para isso, existem diferentes configurações de vidros que garantem os níveis de segurança necessários para cada caso.

"Lembre-se que o vidro pode ser o grande aliado de uma janela eficiente, mas desde que se faça a escolha adequada", conclui Estibaliz Berrio Olangua.