CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Sustentabilidade

 

Petrolífera angolana investe na energia solar

11 de abril de 2019

A Sonangol, a petrolífera estatal angolana, vai construir o seu primeiro projecto de produção de energia solar, com um custo estimado em 33 milhões de dólares (cerca de 29 milhões de euros). O projecto será localizado na província do Namibe e o arranque da construção está previsto para 2020, anunciou segunda-feira em Luanda o presidente da Sociedade Nacional de Combustíveis de Angola (Sonangol), Carlos Saturnino.

O projecto terá capacidade para produzir 100 megawatts de energia eléctrica, sendo que numa primeira fase produzirá apenas 25 megawatts. Carlos Saturnino , que usava da palavra no decurso de uma conferência de imprensa por ocasião da celebração do 43.º aniversário da empresa, revelou terem sido já feitos os estudos de viabilidade económica.

O presidente da Sonangol referiu que a iniciativa surge devido à identificação de um corredor, entre as províncias do Namibe e da Huíla, onde a incidência de horas solares é grande e a necessidade de energia eléctrica se adapta à capacidade de produção inicial deste projecto. Realçou que a construção deste projecto vai trazer um benefício acrescido em termos de redução do consumo de gasóleo.

A Sonangol registou em 2018 um volume de negócios de 17,7 milhões de dólares (cerca de 16 mil milhões de euros), tendo o Estado Angolano arrecadado da empresa, a título de impostos, 1.572 mil milhões de dólares, conforme referiu o presidente do Conselho de Administração da petrolífera.

(DI/Macauhub)