CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Sustentabilidade

 

Observatório da Energia já está online

23 de fevereiro de 2018

Sabia que a dependência energética de Portugal em 2016 se situou nos 75,4%, o que representa uma redução de 2,9 pontos percentuais face a 2015? E que na última década a dependência energética de Portugal decresceu 8,8 pontos percentuais? Acresce que, o saldo importador de produtos energéticos em 2016 registou um decréscimo de 477 milhões de euros face a 2015.

Estas são algumas das informações que pode obter no portal Observatório da Energia e que procederá pela primeira vez à avaliação de políticas públicas em Portugal, em parceria com instituições universitárias e de investigação. Apresenta ainda estatísticas e indicadores sobre o sector da energia que permitem fazer um retrato de Portugal.

Dirigido a decisores políticos, investigadores e academia, agentes e entidades do setor da energia em Portugal, administração pública, empresas públicas e privadas, órgãos de comunicação social e público em geral, o Observatório da Energia conta já com cerca de 30 mil entradas de indicadores estatísticos.

"O Observatório da Energia pretende tornar-se o veículo privilegiado de comunicação a nível nacional e um instrumento de referência na disponibilização de dados estatísticos e indicadores do setor da Energia", refere João Paulo Girbal, Presidente do Conselho de Administração da ADENE - Agência para a Energia.

"Podemos dizer que o Observatório é um “Pordata’ da Energia”, na medida em que permite fazer um retrato de Portugal no setor da energia, fundamental, nomeadamente, para entender a sua posição face ao resto da Europa, contudo reforçado pela componente de avaliação de políticas públicas, que será desenvolvida em parceria com instituições universitárias e de investigação", refere a Vice-Presidente da ADENE e responsável pelo Observatório da Energia, Maria João Coelho.

Para novas iniciativas, a ADENE revela que no imediato está previsto o anúncio da realização de um estudo sobre a aplicação da Tarifa Social em Portugal, cujas conclusões serão conhecidas no final do ano. Em fevereiro de 2019, está previsto o lançamento do ‘Energia em Números’ do Observatório da Energia, uma compilação dos dados estatísticos e indicadores relevantes relativos ao ano de 2017. O Observatório da Energia pretende divulgar informação estatística sobre o sector da energia numa base regular.