CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Sustentabilidade

 

O futuro da eficiência energética na habitação

2 de julho de 2017

'O futuro da eficiência energética na habitação' é o tema da conferência organizada pela Lisboa e-nova - Agência da Energia e Ambiente de Lisboa, no próximo dia 11 de Julho.

Uma sessão que terão com oradores: Hélder Gonçalves (LNEG) e Luís Caridade e Milian Tamis (Equipa me2). Nesta conferência pretende-se abordar temas actuais das cidades.

A organização resume o que será debatido: No futuro muito próximo a eficiência energética deverá ser contextualizada numa perspectiva mais abrangente, em interacção sistémica com as redes e sistemas energéticos, e não só na clássica abordagem de melhoria da eficiência da envolvente dos edifícios e dos sistemas e equipamentos energéticos. O novo contexto dos NZEB terão uma influência decisiva na melhoria da Eficiência Energética nos Edifícios, mas a Interacção com as redes e sistemas de armazenamento (eléctrico e térmico) darão outra dimensão ao sector dos Edifícios.

Neste contexto, o projecto me2 tem como principal objectivo explorar as potencialidades de um novo mercado para vários actores urbanos na área da eficiência energética e da mobilidade eléctrica. Assim, serão apresentados os resultados do caso piloto que decorreu em Lisboa e que teve como propósito validar a plataforma tecnológica desenvolvida, analisar os hábitos dos consumidores finais e avaliar novos modelos de negócio que integrem as suas necessidades de poupança. Nas soluções ensaiadas no projecto me2, o consumidor final tem um papel central, onde o sentido de pertença a uma comunidade local o torna mais pro-activo na gestão dos seus consumos de electricidade".

Estas questões vão ser abordadas entre as 18h00 às 19h30 no Showroom Sharing Cities (Praça do Município, 31, Lisboa).