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segunda-feira, 24 de fevereiro de 2020
Sustentabilidade

Metro do Porto vai ter novas carruagens

17 de dezembro de 2019

O Metro do Porto prevê que algumas das 18 novas composições encomendadas à empresa chinesa vencedora do concurso internacional possam circular ainda am 2021. As novas carruagens vão ser produzidas pela empresa CRRC Tangshan Co., Ltd., com sede em Pequim, que integra o ranking das 91 empresas chinesas mais inovadoras e de high-tech, para além de ser actualmente o maior fabricante mundial de material circulante ferroviário.O investimento do Metro do Porto ascende a 49,6 milhões de euros

“Com uma lotação de 252 lugares, 64 dos quais sentados, estas composições vão ter duas cabines e funcionar em modo bidireccional (tal como as actuais), atingindo uma velocidade máxima de 80 km/hora” - pode ler-se no porto Porto. Com este investimento, a frota do Metro do Porto passará a contar com 120 unidades: 72 Bombardier Eurotram, 30 Bombardier Tram-Train e as 18 novas CRRC.

Os novos veículos "começarão previsivelmente a ser entregues entre 2021 e 2023, ao ritmo de um por mês", avança a empresa.

 

Expansão da rede do Metro no Porto e em Gaia

O reforço da frota do Metro portuense está relacionado com o alargamento da rede, que terá uma nova linha - a Linha Rosa, entre S. Bento e a Casa da Música - e a Linha Amarela prolongada a sul, entre Santo Ovídio e Vila d'Este, em Vila Nova de Gaia.

"As empreitadas para as novas linhas devem arrancar em breve", diz ainda a empresa, avançando que as obras de construção vão decorrer até 2023. As novas linhas do Metro vão acrescentar 6 quilómetros e 7 estações à rede, representando um investimento global na ordem dos 300 milhões de euros.

O Metro do Porto opera em sete concelhos uma rede de 6 linhas, 67 quilómetros e 82 estações, utilizada por mais de 62 milhões de utilizadores em 2018. Em 2019, a taxa de crescimento da procura ultrapassa os 13%, estando previsto que o ano termine com uma procura global superior a 70 milhões de clientes – refere ainda a empresa.

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