CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Sustentabilidade

 

Maior sistema de autoconsumo fotovoltaico em Portugal na fábrica da Renault em Cacia

25 de novembro de 2021

A Engie Hemera está a implementar na fábrica da Renault em Cacia, situada no concelho de Aveiro, o maior sistema solar de autoconsumo fotovoltaico em Portugal.

Com esta solução desenvolvida pela Engie Hemera, a fábrica do Grupo Renault que produz órgãos e componentes para a indústria automóvel desde Setembro de 1981, vai passar a produzir e a consumir agora energia verde nas suas instalações, reforçando o seu compromisso com a descarbonização e sustentabilidade, a poupança de energia e a aposta estratégica de produção de energia própria.

Os cerca de 13 mil módulos instalados ocupam um terreno com uma área total de 46 mil metros quadrados, o equivalente a mais de quatro campos de futebol. Atingem uma potência instalada superior a 6 megawatt-pico (MWp), gerando, em média, uma produção energética anual de 8 GWh.

A instalação destas unidades de produção para autoconsumo (UPAC) permite uma poupança energética de 13% à Renault Cacia, reduzindo assim a sua pegada ecológica, evitando a emissão de 1,8 mil toneladas de CO2.

Para estes 13% do seu consumo, a Renault deixa de estar exposta às flutuações do preço de mercado da electricidade, durante os próximos 25 anos, numa altura em que estes preços batem recordes.

Duarte Caro de Sousa, Director-Geral da Engie Hemera, sublinha que “este projeto, o maior sistema de autoconsumo fotovoltaico em Portugal, permite à Renault Cacia dar um passo fundamental rumo à transição energética. A aposta permite a esta instalação fabril produzir a sua própria energia, ainda mais verde, e obter elevadas poupanças na sua fatura energética. É com grande sentido de responsabilidade que a Engie Hemera se associa à Renault para fazer parte deste seu plano tão ambicioso de descarbonização”.

Por sua vez, Christophe Clement, o Director-Geral da Renault Cacia, salienta que “este é um investimento estratégico e representa um passo importante no compromisso do Grupo Renault na descarbonização das nossas fábricas em toda a Europa, até 2030. A Engie Hemera revelou-se desde a primeira hora o parceiro ideal para este projecto ambicioso e no qual depositamos muitas esperanças, a todos os níveis”.