CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Sustentabilidade

 

Lisboa vai receber o URBACT City Festival

27 de fevereiro de 2018

Programa europeu escolhe Lisboa para a reunião anual das cidades sobre as políticas para um desenvolvimento urbano sustentável, o 3.º Urbact City Festival.

Mais de 210 municípios vão concentrar-se a 13 e 14 de Setembro, no Pátio da Galé e onde se irão mostrar alguns exemplos das melhores soluções e políticas que estas usam para enfrentar as questões do desenvolvimento urbano sustentável.

A Estratégia de Desenvolvimento Local - BIP ZIP (http://urbact.eu/estratégia-de-desenvolvimento-local-para-bairros-e-zonas-de-intervenção-prioritária-bip zip) e o programa Lojas com História (http://www.lojascomhistoria.pt/), da Câmara Municipal de Lisboa, são duas das boas práticas em destaque e que foram distinguidas com um prémio por esta agência europeia como exemplos para a discussão do que deve ser o futuro das cidades.

A autarquia de Lisboa, revela em comunicado que entre as preocupações das cidades que se juntam nesta reunião anual estão questões relacionadas com a forma como devem evoluir para se tornarem mais igualitárias, mais capazes de acolher novos habitantes, de atrair novos campos de atividade, combater o desemprego, preparar o embate das mudanças climáticas. Como fazer tudo isto com menos? São estas as perguntas que as cidades se colocam a si mesmas, de forma premente, e que são discutidas em rede na URBACT.

A 3ª edição do URBACT City Festival congrega o trabalho feito nos últimos três anos por 20 redes internacionais e mais 210 cidades europeias. Lisboa será assim a montra de soluções desenhadas e testadas pelos parceiros, como formas de actuação inovadoras e inteligentes para a resolução dos problemas urbanos.