CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Sustentabilidade

 

Investigação lusa cria sistema para melhorar acústica de espaços

10 de abril de 2019

O Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra (FCTUC) cria difusores acústicos para espaços com maiores exigências acústicas, como por exemplo em estúdios, salas de espectáculos, teatros, entre outros.

O objectivo deste projecto que se encontra em desenvolvimento no FCTUC, é desenvolver soluções inovadoras para optimizar o desempenho acústico de espaços, através de modernas técnicas de optimização e esteticamente mais apreciados.

De acordo com Paulo Amado Mendes, um dos responsáveis pelo projecto, "os difusores acústicos são utilizados no condicionamento acústico de espaços com maiores exigências acústicas como sejam estúdios, salas de espectáculos ou teatros. Actualmente, grande parte dos difusores disponíveis no mercado correspondem a soluções com geometrias angulosas e baseados em poços ou sub-elementos paralelepipédicos. O seu aspecto é bastante desvalorizado pelos arquitectos e pelos utilizadores das salas a que se destinam. Ainda assim, existem no mercado variações deste tipo de difusores acústicos, concebidos muitas vezes mais por motivos estéticos do que propriamente como resultado da optimização do seu desempenho. Recorrendo a técnicas numéricas avançadas de modelação, associadas ao desenvolvimento de ferramentas de optimização, como os algoritmos genéticos, é possível obter superfícies dos elementos difusores optimizadas do ponto de vista das reflexões difusas". 

Esta é uma solução que aplica na sua construção princípios matemáticos e os critérios de optimização subjacentes ao desenvolvimento de difusores acústicos, tendo em vista a integração de conceitos de design de produto, e a viabilidade económica. Com o 3DFuser, os investigadores prevêem que, a curto prazo, seja possível a introdução de um novo tipo de solução acústica no mercado, destinada em particular ao tratamento acústico de salas críticas, tais como espaços de produção, gravação e reprodução de música (estúdios, salas de espectáculos, salas de ensino e prática musical, home-listening, etc...).

Do consórcio INOV C 2020, liderado pela Universidade de Coimbra, fazem parte dez parceiros nucleares: o Instituto Politécnico de Coimbra, o Instituto Politécnico de Leiria, o Instituto Politécnico de Tomar, o Instituto Pedro Nunes, o ITeCons, o SerQ, a ABAP, a Obitec e o TagusValley. 

O INOV C 2020 é um projecto co-financiado pelo Centro 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), com um prazo de execução compreendido entre 18 de Abril de 2017 e 17 de Abril de 2019. Os parceiros executarão um investimento total de 1.627.614 euros, sendo o montante de 1.383.472 euros financiado pelo FEDER.