CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Sustentabilidade

 

 

Ilha do Pacífico funciona a energia solar

26 de novembro de 2016

A Tesla Motors, Inc. - empresa norte-americana da indústria automóvel e de armazenamento de energia, que desenvolve, produz e vende automóveis eléctricos de alto desempenho e que recentemente entrou no mercado do imobiliário através da mega-aquisição da SolarCity, empresa com soluções energéticas alternativas para a casa - , está a desenvolver um projecto de fornecimento de electricidade na ilha Ta’u, na Samoa americana, que tornará a ilha dependente apenas da energia solar.

Recorde-se que a Tesla pretende contruir uma fábrica de baterias na Europa e que Portugal é um dos destinos possíveis que estão a ser analisados pela marca-norte-americana.

A empresa do conhecido empreendedor Elon Musk revelou que pretende transformar esta ilha (mais próxima da Oceânia, mas sob soberania dos EUA) numa ‘montra’ das possibilidades da energia solar.

Com a instalação de 5328 painéis solares fotovoltaicos da SolarCity - empresa de energia solar que a Tesla comprou, esta semana, por 2600 milhões de dólares, cerca de 2455 milhões de euros - e 60 baterias Tesla Powerpacks,  a Tesla pretende que a ilha se torne totalmente independente dos carburantes poluentes..

A operação e o investimento irão permitir que a pequena ilha do Pacífico deixe de consumir mais de 414 mil litros de gasóleo que actualmente alimentam os seus geradores.

Segundo refere o diário espanhol El País, “O sistema montado pela Tesla, com equipamento da SolarCity, consegue recarregar-se em apenas sete horas e tem uma autonomia de três dias, ou seja, durante esse período fornece electricidade mesmo que não receba radiação solar”. A ilha de Ta’u tem uma rede eléctrica solar de 1,4 MW de potência e reserva para três dias

Veja o vídeo: https://youtu.be/VZjEvwrDXn0