CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Sustentabilidade

 

Iberdrola entra no negócio de energia solar em Portugal

8 de agosto de 2019

A Iberdrola adjudicou 149 megawatts (MW) de energia solar fotovoltaica em Portugal, o que representa a entrada da empresa no desenvolvimento deste tipo de tecnologia em território nacional. 

Esta capacidade está distribuída em duas regiões (Algarve e Vale do Tejo), de acordo com o resultado do leilão público promovido pelo Ministério do Ambiente e Transição Energética de Portugal, através da Direcção Geral de Energia e Geologia (DGEG) e organizado pelo Operador do Mercado Ibérico da Energia (OMIP).

Depois de conhecer o resultado do maior leilão do sector energético português da última década, Ignacio Galán declarou: "Estes novos projectos destacam o compromisso da Iberdrola com a energia renovável e para continuar a contribuir para a transição para uma Europa descarbonizada."

O grupo lidera também o projecto do Sistema Electroprodutor do Tâmega, que envolve a construção de três novas centrais (Gouvães, Daivões e Alto Tâmega), com uma potência total de 1.158 MW e um investimento de mais de 1.500 milhões de euros.

A implementação deste grande projecto, prevista para o período 2021-2023, significará um aumento de 6% do total de energia eléctrica instalada no país e proporcionará energia limpa a 440 mil casas portuguesas.

Com o desenvolvimento do Sistema Electroprodutor do Tâmega e a nova capacidade solar adjudicada, a Iberdrola, que já reduziu as suas emissões na Europa em 75% desde 2000, contribui para o compromisso de Portugal de alcançar a neutralidade de carbono até 2050.

A Iberdrola iniciou a sua actividade comercial em território nacional em 2002, tendo realizado o primeiro fornecimento em Janeiro de 2003. Paralelamente ao processo de liberalização do mercado de energia no país, a empresa entrou no segmento residencial e de pequenas empresas em 2013 e, mais tarde, em 2017, começou o negócio de gás natural.

Para além de desenvolver o Sistema Eletroprodutor do Tâmega, a Iberdrola possui uma potência eólica de 92 MW no país, dividida em três parques eólicos: Catefica, no município de Torres Vedras, 18 MW; Alto do Monção, em Mortágua e Tondela, 32 MW; e a Serra do Alvão, em Ribeira de Pena, com 42 MW.