CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Sustentabilidade

 

IKEA aposta nas «renováveis e compra Parque Eólico do Pisco

9 de janeiro de 2018

A IKEA Portugal notificou na passada quarta-feira a Autoridade da Concorrência ((AdC) da compra do Parque Eólico do Pisco, na região da Guarda, à Windpartners Renováveis.

A compra da totalidade das acções do parque eólico pela ‘holding’ do grupo internacional Ikea actualmente detidas pela Windpartners Renováveis, é efectuada através da subsidiária portuguesa Ikea Portugal - Móveis e Decoração.

O Parque Eólico do Pisco dedica-se ao negócio de geração, distribuição e venda de energia elétrica com recurso a fontes renováveis, designadamente a energia eólica, através da construção, exploração de parques eólicos e de linhas de transporte de energia elétrica.

 

A resposta da multinacional sueca a uma «preocupação mundial»

Para o Grupo IKEA “são precisas acções urgentes para lidar com as alterações climáticas”. Daí que a multinacional esteja empenhada “em produzir a energia renovável equivalente à que consome nas suas operações até 2020”, tendo decidido investir 2,1 mil milhões de euros para investimento em energia eólica e solar.

Desde 2009, o Grupo IKEA investiu 1,5 mil milhões de euros em energia renovável e comprometeu-se a investir mais 600 milhões de euros.

"Acreditamos que a energia renovável é a energia do futuro"

“Para ajudar a combater as alterações climáticas, queremos que as nossas operações se tornem independentes em termos energéticos. Um dos nossos objectivos é, até 2020, produzir energia renovável equivalente à consumida. Já temos instalados mais de 700.000 painéis solares nas nossas lojas e edifícios em todo o mundo e queremos dar aos nossos clientes a possibilidade de fazerem o mesmo nas suas casas” – diz o Grupo sueco. Que refere no seu sítio: “Estamos no caminho e, nos próximos anos, vamos começar a expandir a nossa oferta de energia solar para lá do Reino Unido, da Holanda e da Suíça”. A aposta em Portugal é disso prova.