CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Sustentabilidade

Hub Criativo do Beato

Hub Criativo do Beato investe na sustentabilidade criando laboratório vivo

14 de abril de 2021

O Hub Criativo do Beato (HCB) Living Lab é um projeto que potencia o desenvolvimento de novas tecnologias e serviços para mitigar o impacto das alterações climáticas, promovendo também a sustentabilidade do ecossistema empresarial que está a crescer na zona oriental de Lisboa.

Entre as principais medidas, estão a constituição de uma comunidade de energia, a criação de espaços para  agricultura urbana, sistemas de energia e iluminação inteligentes, a neutralidade nos transportes públicos, projectos de economia circular na cadeia alimentar do HCB, entre outras. A execução do projecto tem duração prevista de três anos, terminando em 2024.

A Startup Lisboa, entidade responsável pela gestão do HCB, com a coordenação técnica da Lisboa E-Nova, e em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa, viu aprovada a sua candidatura ao Programa "Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono", com financiamento parcial dos EEA Grants (Mecanismo Financeiro plurianual, conhecido como EEA Grants, através do qual a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega apoiam financeiramente os Estados membros da União Europeia com maiores desvios da média europeia do PIB per capita, onde se inclui Portugal), para a implementação de projetos piloto de laboratórios vivos de descarbonização e mitigação às alterações climáticas através do projeto HCB Living Lab, um projeto transversal a todo o espaço do novo Hub Criativo do Beato.

Os projectos a desenvolver neste living lab intervêm em qcuatro áreas prioritárias: Energia, Edifícios, Mobilidade e Economia Circular & Ambiente. Através de diferentes meios e actividades, o HCB LL vai apoiar a criação de um ecossistema de inovação, para a transformação urbana, através de uma série de ações promovidas em colaboração com parceiros, alguns deles residentes do HCB: Carris, Circular, DST Solar, Innovation Point, Mota-Engil Renewing, Praça, Prio-Bio, Schréder, The Browers Company e Watt IS.

Segundo o diretor executivo da Startup Lisboa, Miguel Fontes, “o objetivo é criar no Hub Criativo do Beato um laboratório vivo que permita testar, demonstrar, afirmar e promover o desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras que contribuam para a melhoria da sustentabilidade ambiental do projeto, com vista a um aumento da resiliência e da capacidade de resposta às alterações climáticas, garantindo o envolvimento activo dos cidadãos, empresas, autoridades públicas e universidades locais”.

De acordo com o responsável, esta iniciativa vai fazer do HCB um espaço de demonstração em grande escala, um smart campus onde se espera que as ações, soluções e serviços implantados, demonstrem o potencial de replicação das abordagens na prática e num ambiente urbano real.

Mesmo numa situação de pandemia, o HCB manteve os trabalhos de reabilitação de infraestruturas e espaços exteriores. Para além do edifício da Factory que irá acolher o projeto da Mercedes-Benz.io, com previsão de abertura ainda este ano, já arrancaram também, este ano, as obras de reabilitação dos espaços que serão ocupados pela Praça.