CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Sustentabilidade

 

Fachadas energéticas climatizam casas quase a custo zero

21 de fevereiro de 2018

O sistema de captação de energia solar mais avançado do mundo é português e nasceu pelas mãos da empresa portuguesa T&T, com o apoio da Universidade de Aveiro. A empresa necessita agora de um milhão de euros para alavancar arranque do negócio.

Após um período de aperfeiçoamento das fachadas energéticas Senergy Force, decorre agora uma campanha de crowdfunding com vista à angariação do investimento necessário, em concreto a abertura de uma unidade de produção ainda em 2018.

A Senergy Force reúne, sob a forma de uma fachada energética, todas as utilizações de energia solar – climatização, ventilação e aquecimento de água quente sanitária –, fazendo por isso o aproveitamento eficaz da energia solar térmica. O sistema de climatização já patenteado pela empresa portuguesa pode ser colocado em substituição de fachadas, janelas ou telhados, apresentando um rendimento de 90% e ganhos superiores a 20% em relação aos sistemas tradicionais.

Em comunicado, a empresa revela que estima-se que, só na Europa, o sistema Senergy Force tenha potencial para uma redução energética de 1300GW e 700.000 toneladas de dióxido de carbono, o equivalente ao compromisso estabelecido no Tratado de Quioto. "As fachadas energéticas reduzem a necessidade de recurso a energias não renováveis, através do aumento da área de captação solar e da eficiente gestão da temperatura interior dos edifícios. Além de permitir que a temperatura dos edifícios se situe todo o ano entre os 20 e os 26ºC, asseguram a boa qualidade do ar interior dos edifícios – uma vez que faz a renovação do ar no período do dia em que a temperatura exterior for mais favorável – e possibilitam ainda o fluxo de ar quente para utilização de secador de mãos, seca-roupas e saunas", explica. A primeira instalação desta tecnologia já esta vendida para uma moradia unifamiliar a construir no Belas Clube de Campo, em Sintra, e estará em funcionamento ainda este ano. A par disso, existem já vários arquictetos a projectar casas com Senergy Force. A campanha de crowdfunding está activa na plataforma Kickstarter até 2 de Março.