CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Sustentabilidade

 

 

Energia solar é a fonte renovável que mais rápido cresce

10 de junho de 2016

Embora a energia solar seja a fonte de energia renovável que mais cresce, a energia eólica permanece ainda como a principal fonte geradora renovável, tendo crescido 17% no ano passado, de acordo com relatório da petrolífera BP divulgado esta quarta-feira.

Segundo o relatório, a energia solar é aquela que mais está a crescer, tendo em 2015 dado um salto de 33% face ao ano anterior.  No entanto, as fontes renováveis respondem ainda por apenas 2,8% do consumo energético global.

Em 2015, a China foi o maior produtor de energia fotovoltaica, superando os EUA e a Alemanha, refere o 65.º relatório sobre energia mundial da BP.

Segundo a multinacional petrolífera, a redução acentuada dos painéis solares e atenção cada vez maior dada pela generalidade dos países às energias renováveis estão na base deste crescimento.

De acordo com Spencer Dale, economista-chefe da BP, citado pela agência Bloomberg,  “A produção de energia solar aumentou mais de 60 vezes em dez anos, duplicando a sua capacidade a cada 20 meses”. Dale, ao comentar os dados do relatório, afirmou que, em sua opinião, “iremos assistir a uma queda contínua nos custos da geração solar”.

O relatório refere que o crescimento de fontes renováveis responde actualmente a 2,8% do consumo de energia global, quando há dez não ultrapassava os 0,8%.