CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Sustentabilidade

 

Amanhã é o Dia Mundial da Eficiência Energética. Sabe como ter um lar mais sustentável?

4 de março de 2020

Usar lâmpadas LED, controlar a abertura de portas e janelas de forma eficiente, ter interruptores centrais acessíveis a partir de qualquer lugar, são alguns dos conselhos. 

Quem os dá é a SPC, que aposta na sustentabilidade com a sua gama de produtos Smart Home e que dá algumas dicas:

1. Usar lâmpadas LED de baixo consumo - As lâmpadas LED oferecem vários benefícios: são mais eficientes no que diz respeito à produção de luz, com uma economia média de 80% em comparação às lâmpadas incandescentes; têm uma vida útil mais longa e oferecem a mesma quantidade de luz. Por exemplo, com uma lâmpada LED de 10W, consegue o mesmo resultado do que com uma lâmpada tradicional de 75W.As vantagens são ainda maiores se, além de ser uma lâmpada LED, for inteligente: Pode controlá-la do smartphone para criar diferentes ambientes ou programar a sua utilização — e melhor, não necessita mudar qualquer tipo de instalação no lar. Os equipamentos da gama de iluminação da SPC incluem também a função calendário e agrupamento, de forma a mudar o ambiente de uma forma rápida e/ou programada, o que também é útil para apagar las luzes de forma automática quando não as está a utilizar, garantindo assim uma utilização indispensável da energia.

2. Tomadas inteligentes: um gesto simples para um lar mais ecológico -  Além dos benefícios relacionados ao conforto e à conveniência, as tomadas inteligentes também permitem economizar na conta de luz, uma das principais preocupações da economia doméstica, e consumir assim menos energia ao mesmo tempo que protege o meio ambiente. 

3 – Climatização – O controlo das janelas e das portas é crucial - É na climatização doméstica onde está grande parte da factura mensal da manutenção da casa. Se está frio, liga-se o aquecimento central. Se está calor, liga-se o ar condicionado. Mas a verdade é que grande parte da temperatura ambiente perde-se pelas janelas, sobretudo quando deixamos as mesmas abertas. Neste caso, há que ter cuidado em manter as janelas sempre fechadas quando queremos climatizar uma casa.

 4 – Tenha um único ponto de controlo para ligar ou desligar os seus equipamentos - Pode ter vários equipamentos em casa. Todos podem estar ligados. Mas quantas vezes sai de casa e pensa: será que deixei o ar condicionado ligado? Para ter a verdadeira casa inteligente deve ter todos os dispositivos interligados. No entanto, não deve desperdiçar todos os euros que já investiu em soluções que estão a funcionar bem mas que não têm a "inteligência" que necessita.