CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Sustentabilidade

 

A importância da Declaração Ambiental de Produto

19 de maio de 2021

A Declaração Ambiental de Produto (DAP) é um documento de carácter voluntário com informação objectiva e transparente que descreve, de forma detalhada, o impacto ambiental de um produto ou família de produtos, baseado em dados quantificados e verificáveis obtidos mediante um estudo da sua Avaliação do Ciclo de Vida.

O uso da Declaração Ambiental do Produto na análise do Ciclo de Vida dos edifícios permite seleccionar os produtos com um menor impacto ambiental ao nível do parque edificado.

Segundo o Instituto para a Diversificação e Poupança de Energia (IDAE), o parque habitacional é responsável por 30% da energia final consumida em Espanha. Por isso, a melhoria da eficiência energética no setor da construção é um objetivo da União Europeia e dos seus Estados membros. Para além de conseguir uma redução da energia necessária para a utilização dos edifícios, também se pretende diminuir a quantidade de energia na sua construção. Um edifício desenhado e construído de uma forma sustentável reduz o uso de água, matérias-primas e energia ao longo do integral ciclo de vida do edifício.

Neste sentido, o uso da Declaração Ambiental do Produto (DAP) na análise do Ciclo de Vida dos edifícios permite seleccionar os produtos com um menor impacto ambiental ao nível do parque edificado. As DAP ajudam, ainda, a obter créditos ou pontos nos certificados de sustentabilidade dos edifícios como o LEED ou BREEAM.

A Guardian Glass, rede de fabricantes de vidros duplos e triplos, dispõe de uma DAP verificada por uma entidade independente para a sua gama de vidros float, vidros laminados e vidros revestidos fabricados na Europa.

Além do mais, os fabricantes das unidades de vidro isolante Vidriera Arandina e Astiglass, sob a marca Guardian Select®, também apostaram na sustentabilidade, figurando entre as empresas pioneiras em Espanha a dispor de DAP para os seus vidros duplos e triplos. A DAP da Vidriera Arandina atesta as composições de vidro isolante que incorporam o vidro float, laminados, temperado ou de película magnetrónica.

Javier del Pozo, responsável pela Gestão e Meio Ambiente da empresa, explica que “esta declaração reflecte o compromisso da Vidreia Arandina com o meio ambiente, a sustentabilidade, a melhoria contínua e a atenção ao cliente. É um ponto de partida para reduzir o impacto dos nossos produtos no meio ambiente e abre um novo horizonte para nós e para os nossos clientes, a fim de realizar projetos mais ambiciosos, nos quais a DAP é um requisito imprenscindível”. A empresa encontra-se também entre as pioneiras na certificação do gás árgon a 90%.

A Astiglass sublinha o seu compromisso com o respeito pelo meio ambiente procurando a qualidade dos seus produtos, mas sem descuidar o impacto que estes podem gerar.

Estíbaliz Berrio, responsável da marca Guardian Select® para Espanha e Portugal, explica que é “uma verdadeira honra ter como membros da marca de vidro isolante Guardian Select® empresas como Vidriera Arandina e Astiglass, já que são de referência no mercado pelo seu compromisso com a qualidade e evolução constante na melhoria do processo de produção”. “A sua aposta na DAP”, acrescenta, “é um bom exemplo de como antecipar as necessidades dos clientes que procuram, cada vez mais, a transparência das empresas e um compromisso com a sustentabilidade”.