CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Sustentabilidade

 

A energia faz-se … “caminhando”

11 de abril de 2019

A Pavegen possui uma das mais avançadas e credíveis tecnologias de criar energia com origem na deslocação involuntária dos peões. A Pavegen Systems foi fundada em 2009 por Laurence Kemball-Cook. Cook, um então jovem licenciado em Tecnologia Industrial e Design pela Universidade de Loughborough, no Reino Unido.

Sim, a ideia é mesmo essa: cada passo gera energia... e quantos mais passos mais energia é gerada e armazenada. A plataforma geradora confunde-se com um qualquer piso ou passeio, sendo colocada, de preferência, naturalmente, em locais onde passem muitas pessoas.

A energia do sistema Pavegen produz-se pelo peso dos nossos passos quando comprimimos os geradores electromagnéticos ao pisar uma das placas de 5 a 10 mm assentes no solo;o formato triangular das placas, diz a empresa, “maximiza a saída de energia e a captura de dados”.

Sem pretendermos entrar em informação técnica, diz a literatura sobre esta plataforma de energia renovável que “cada passo produz de 2 a 4 joules”,oque gera uma média de 5 watts: “o suficiente para operar uma lâmpada de LED por 30 segundos”.

Conhecida como V3, a tecnologia Pavegen há muito passou do laboratório para o piso das ruas ou dos grandes e movimentados espaços públicos ou comerciais. A empresa já instalou mais de 150 projectos em todo o mundo, em vários sectores, incluindo estações de combóio, shopping centers, aeroportos e espaços públicos.