CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Sustentabilidade

 

A cidade de Lisboa é cada vez mais inteligente

14 de julho de 2017

A Câmara Municipal de Lisboa vai apresentar hoje, dia 14 de Julho, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a Plataforma de Gestão Inteligente da Cidade de Lisboa.

Segundo comunicado da autarquia, esta Plataforma constituirá o suporte tecnológico do Centro Operacional Integrado (COI), o qual que permitirá dotar o Município de Lisboa de ferramentas inovadoras de gestão colaborativa de ocorrências e eventos entre a Proteção Civil, Bombeiros, Policia Municipal e serviços operacionais da CML, integrando também a PSP e informação dos diversos operadores de infraestruturas da cidade.

Esta Plataforma Inteligente facilitará ao COI a tomada de decisões operacionais e políticas eficientes e coordenadas tanto na gestão corrente da cidade como na emergência. A Plataforma representa assim um importante passo no processo de transformação digital do Município de Lisboa, que se diferencia pelos elevados graus de integração de sistemas, permitindo a monitorização global e transversal do estado da cidade e a disponibilização de dados aos cidadãos em diversos formatos e suportes.

Trata-se duma mudança de paradigma que permitirá não apenas aos decisores e serviços municipais, mas também aos parceiros e cidadãos em geral, usufruírem de mais e melhor informação sobre a cidade, bem como disponibilizar aos empreendedores, estudantes, investigadores, empresas e demais interessados informação de qualidade em dados abertos.