CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

 

Sul-africana Neworld e suíça GMG Real Estate lançam LX Living em Lisboa

18 de junho de 2019

É o mercado cada vez mais global e também Lisboa, e Portugal, como polo de atracção de investimento estrangeiro. O empresário sul-africano, John Rabie, apresentou ontem ao fim da tarde o empreendimento imobiliário de luxo na zona do centro comercial das Amoreiras, o LX Living, no qual serão investidos 90 milhões de euros.

O evento, que teve lugar na Sana Epic das Amoreiras contou com a presença de muitas centenas de convidados, e destinava-se não só a fazer a apresentação do empreendimento à sociedade como à venda dos 30% de apartamentos que restavam por vender. Os outros 70%, segundo confidenciaram ao DI fontes ligadas aos promotores, foram vendidos no evento de apresentação do LX Living na África do Sul. Compradores: maioritariamente emigrantes portugueses, investidores sul-africanos e do Médio Oriente.

Segundo as mesmas fontes, o produto mostrou-se muito atractivo ao mercado, não só porque os promotores estão a comercializar o LX Living a preços pouco especulativos, mas também porque Lisboa e Portugal se apresenta com um país onde a segurança e a tolerância fazem parte do dia-a-dia dos portugueses.

Segundo foi ontem explicado pela Neworld, empresa detida pelo promotor imobiliário sul-africano, e como o DI já noticiou o empreendimento, projectado pelo atelier de Saraiva + Associados, terá uma utilização mista com 151 apartamentos de luxo, espaço comercial com lojas e restaurantes, sete andares residenciais e área para estacionamento.

O empreendimento que será construído de raiz na esquina entre a rua Aviador Plácido de Abreu e a rua Professor Sousa Câmara, nas Amoreiras, irá, pela sua dimensão e qualidade arquitectóctina a urbanística, modificar o panorama das Amoreiras.

Segundo o arquitecto Miguel Saraiva, líder do atelier Saraiva + Associados, o único escritório de arquitectura português entre os 100 maiores do mundo, o desafio aqui não foi projectar um edifício mas sim “projectar um desenho urbano. Pensar a zona e dotá-la de uma qualidade urbana”. Por outro lado, o empreendimento permitiu criar uma praça no interior do quarteirão onde a segurança prevalece e isso é especialmente entendido e acarinha para quem filhos ainda crianças – disse.

A expectativa do promotor é que a obra possa arrancar ainda este ano, estando prevista a conclusão para o final de 2020 ou início de 2021.

O grande promotor sul-africano John Rabie disse acreditar que a empresa está no lugar certo à hora certa. “Seremos capazes de oferecer aos nossos investidores o crescimento de capital e retornos que eles esperam de nós”, referiu.

O empresário sublinha ainda que Lisboa tem muito para oferecer. E que a cidade está “a viver um momento muito positivo no que respeita ao mercado turístico”.

Entre os projectos liderados pelo empresário sul-africano estão, por exemplo, os edifícios Marconi Beam, Royal Ascot, Westlake Estate, Big Bay e Century City.

 

Uma parceria internacional

O LX Living nasce de uma parceria entre a Neworld e a GMG Real Estate, uma empresa de promoção imobiliária com sede em Genebra.

A GMG Real Estate conta com um histórico de investimento em imóveis urbanos de uso misto no Reino Unido, Suíça, Alemanha e Portugal.

Sobre esta 'joint venture' com a empresa suíça, John Rabie destaca a importância de “identificar parceiros certos para trabalhar num projecto desta natureza”.

O design do LX Living inclui apartamentos de diversas tipologias, desde T0 a T4, inclui um ginásio, SPA, duas piscinas e estacionamento subterrâneo.