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Seixal e Barreiro exigem ponte que ligue os concelhos

5 de junho de 2017

Seixal e Barreiro, as duas autarquias da margem sul do Tejo, exigem a construção de uma ponte rodoviária que ligue os dois concelhos, facilitando a “circulação das suas populações, bem como garantir as ligações de actividades económicas à rede local, regional, nacional e internacional”.

Muito embora os dois concelhos estejam a cerca de 400 metros em linha recta, sem esta reivindicada ponte, essa lonjura aumenta para 16 quilómetros. Por este motivo, as Câmaras Municipais do Seixal e do Barreiro vão estar na amanhã, terça-feira, dia 6 de junho, pelas 15.30 horas, na EN 378-1, no Alto do Brejo, concelho do Seixal, para reivindicar junto da Administração Central a construção urgente desta ponte.

Os dois concelhos já estiveram ligados em tempos, mas por via ferroviária. Em 1923, o vapor proveniente do Barreiro apitou pela primeira vez sobre a ponte que o ligava ao Seixal. O tráfego foi suspenso em 1969, após uma colisão de um navio, que provocou danos na estrutura, que não voltou a ser recuperada.

As duas câmaras prevêm um Investimento de quatro milhões de euros para recuperar este ligação sobre a foz do rio Coina destruída em 1969. Mas trata-se, apenas de uma travessia para peões e ciclistas.

Segundo recordam aquelas autarquias, “apesar desta ponte estar contemplada na Estrada Regional 10, criada através do DL 98/99 de 26 de julho, e em vários planos e projectos, como acontece com as acessibilidades complementares à Terceira Travessia do Tejo, até ao momento não foi concretizada”.

A ausência da ponte leva a que a Estrada Regional 10, que liga Almada ao Seixal, esteja interrompida e truncada,  estando apenas executada entre Almada e Corroios, com um viaduto inacabado.

As duas câmaras alertam ainda para a importância da construção da referida infraestrutura “para uma possível quarta fase do Metro Sul do Tejo (MST), pois se for executada a 2.ª fase do Metro Sul do Tejo, até à estação da Fertagus do Fogueteiro e a 3.ª fase até ao Seixal, com ligação ao Barreiro e Baixa da Banheira, concelho da Moita, o MST poderá utilizar esta ponte para fechar um anel entre a Moita, Barreiro e o Seixal” - dizem.

A ponte será também fundamental para potenciar vários investimentos estruturantes na região, casos da eventual construção da Terceira Travessia do Tejo, rodoferroviária, Chelas-Barreiro e a instalação do Novo Terminal de Contentores do Porto de Lisboa, no Barreiro, ou como a construção do novo aeroporto de Lisboa, em Alcochete.