CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

 

Santo Tirso: Parque do Ribeiro do Matadouro vai triplicar área

17 de agosto de 2017

A câmara de Santo Tirso vai triplicar a área do actual parque do Ribeiro do Matadouro, um espaço verde central da cidade, num investimento de 1,5 milhões de euros a iniciar em 2018, informou o presidente da autarquia.

Em causa está um parque com cerca de 20 mil metros quadrados que foi destaque em 2014 na World Landscape Architecture, publicação de referência da arquitectura paisagista mundial, tendo sido construído em articulação com o Museu Internacional de Escultura Contemporânea localizado em Santo Tirso, distrito do Porto.

No local existe um antigo matadouro, edifício que não está a ser utilizado e que necessita de adaptações para acolher uma casa da juventude "caso a vontade dos jovens do concelho continue a ser essa".

"O uso para o matadouro foi decidido há algum tempo, mas entretanto não se concretizou. Agora, o processo será dialogado com os jovens e com a comunidade. Mas o espaço será reabilitado para esse ou outro fim", garantiu Joaquim Couto, prevendo um investimento de 1,5 milhões de euros.

O projecto inclui a continuação do parque para nascente, até ao rio Ave. Inclui também a construção de passagens inferiores e superiores em locais estratégicos, como uma saída para a Escola Agrícola, garantindo acesso de pessoas e bicicletas, percursos pedonais junto às margens e a preservação da biodiversidade existente.