CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Santiago do Cacém vai ter Centro UNESCO para a Arquitectura

24 de julho de 2016

O primeiro Centro UNESCO em Portugal destinado à salvaguarda e valorização do património cultural religioso vai ser criado em Santiago do Cacém, no Alentejo.

Os edifícios para o “Centro UNESCO para a Arquitectura e a Arte Religiosas” - a Capela de São Jorge e a Casa de Chá da Tapada do Castelo - foram cedidos pela Câmara Municipal de Santiago do Cacém e o protocolo foi assinado esta semana pela Comissão Nacional Portuguesa da UNESCO, pelo Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja, pela Pedra Angular – Associação dos Amigos do Património da Diocese de Beja e pela Real Sociedade Arqueológica Lusitana.

Álvaro Beijinha, Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém  ressalva a “disponibilidade total para abraçar este projecto” manifestada pela autarquia “desde a primeira hora”, mas para que a implementação do Centro se efective, ainda há trabalho a fazer, nomeadamente “na recuperação da Casa de Chá e da Capela de São Jorge, que foram intervencionadas pela Câmara há uns anos atrás. Contudo, na altura, não foi possível a recuperação dos seus interiores e hoje, com este projecto, também temos essa mais-valia. São edifícios que representam um momento histórico importante em Santiago do Cacém, no início do século XX. Estamos também, desta forma, a contribuir para a valorização desse património”, destaca Álvaro Beijinha.