CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

 

Santa Maria da Feira vai juntar serviços numa nova sede da Câmara Municipal

20 de outubro de 2021

A Câmara Municipal de Santa Maria da Feira está a preparar os procedimentos para a construção de um novo edifício-sede da autarquia, que concentrará num só espaço serviços actualmente dispersos por 15 imóveis.

O presidente da autarquia, Emídio Sousa (PSD), diz que o processo deverá envolver uma parceria com a Ordem dos Arquitectos, para definição dos termos de um concurso de ideias destinado a conceber para esse concelho do distrito de Aveiro “um edifício em altura” a instalar no terreno municipal contíguo ao quartel dos Bombeiros Voluntários, em frente à biblioteca local.

“Isto já é uma ideia antiga e não é por acaso que o terreno ao lado dos bombeiros já foi comprado pela Câmara há cerca de 30 anos. A decisão é que foi sendo adiada, mas agora temos mesmo que avançar porque estar com os serviços espalhados por uns 15 edifícios já dificultava a nossa gestão de recursos e em 2022 será muito pior, com as novas competências que o Estado vai transferir para os municípios na área da saúde, da educação e da acção social”, explica o autarca.

Emídio Sousa admite que o processo “ainda vai demorar uns anos” e poderá não ficar concluído no mandato actual, que será o seu terceiro e último, mas realça que, uma vez inaugurada a nova Câmara, a transferência permitirá, por um lado, devolver aos respectivos proprietários vários dos edifícios agora arrendados pela autarquia e, por outro, alienar alguns dos imóveis que são efectiva propriedade do município.

No caso do edifício mais antigo, que remonta a meados do século XVI e por isso é conhecido como a “Câmara Velha”, o autarca pretende que esse continue como “espaço patrimonial, eventualmente visitável pelo público”. Já para o segundo edifício principal, designado como a “Câmara Nova”, a sua intenção é transformá-lo numa Loja do Cidadão.

Lusa/DI