CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

 

“Rota das Catedrais” em exposição no Palácio da Ajuda

25 de junho de 2018

É inaugurada amanhã, dia 26 de Junho, pelas 18h30, na Galeria rei D. Luís, Palácio Nacional da Ajuda, Lisboa, a exposição Na Rota das Catedrais. Construções (D)E Identidades. A exposição estará patente ao público entre os dias 28 Junho e 30 Setembro.

O património religioso das Sés Catedrais de Portugal, em todo o seu esplendor, pode ser melhor conhecido por todos aqueles que, nos próximos três meses, se desloquem ao Palácio Nacional da Ajuda para ver esta exposição organizada pela DGPC (Direcção Geral do Património Cultural) e o Secretariado dos Bens Culturais da Igreja.

Segundo os organizadores, trata-se de uma “exposição inédita”, dirigida ao grande público, em que as Catedrais “serão apresentadas como pontos de ancoragem de diversos itinerários possíveis, contemplado sempre o seu legado material e imaterial. Nesta exposição são apresentadas peças de importante relevância para o entendimento da Catedral enquanto lugar de construção de memória e identidade”.

Com recurso a uma museografia atractiva, didáctica e contemporânea, a exposição proporciona “uma narrativa que articula a génese e a caracterização específica de cada um dos monumentos, ao mesmo tempo que fará sobressair a notoriedade do conjunto”. O visitante é, assim, transportado “para o específico território onde cada catedral portuguesa se implanta, numa experiência que envolverá múltiplos elementos informativos, designadamente as componentes gráfica e audiovisual”.