CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

 

 

 

 

Residência de estudantes vai ser o primeiro projecto da Silicon Valley de Almada

6 de abril de 2021

A  Wave Campus - Residência de Estudantes com 333 estúdios e a rendas mensais abaixo dos 400 euros/mês, vai ser o primeiro empreendimento a ser construído dentro do mega projecto Innovation District de 800 milhões de euros, em Almada.

A residência de estudantes é promovida pela “Joint Venture” entre a Starburst Investments e a Rio Capital e projectada pelo arquiteto Miguel Saraiva, será dotada de funcionalidades que respondem às novas exigências, bem como de soluções técnicas inovadoras, com vista à redução do impacte ambiental e da pegada ecológica. 

A Wave Campus localiza-se junto ao campus universitário da Escola de Ciência e Tecnologia de NOVA (FCT NOVA) e surge para suprir a escassez de oferta da região, tendo em consideração uma população estudantil, que totaliza cerca de 15.000 pessoas, vindo assim colmatar uma lacuna no mercado de residências de estudantes na região. De referir, que a FCT NOVA é uma das três maiores e mais prestigiadas escolas de Engenharia e Ciências em Portugal com aproximadamente 8.000 estudantes, à qual se deverá acrescentar  mais cerca de 7.000 localizados na mesma área geográfica, em outras faculdades e Institutos existentes.

Conscientes desta necessidade, a Starburst Investments e a Rio Capital avançaram com um projecto inovador, com 333 estúdios com casas de banho individuais, dispostos em dois blocos (Bloco A: 215 unidades e Bloco B: 118 unidades). Desenhada pelo atelier Saraiva + Associados, será distribuída por quatro pisos acima do solo e dois em cave, com 86 lugares de estacionamento, acrescendo ainda 893,10 m2 de área de estacionamento descoberto.

Nesta infraestrutura serão aportadas soluções técnicas de ponta, ambientalmente sustentáveis, bem como novas funcionalidades e espaços partilhados para os seus utentes, nomeadamente no complemento de desporto e lazer. Trata-se de um empreendimento que faz parte do conceito de sustentabilidade e inovação previsto no Innovation District, uma nova cidade no Monte da Caparica, ancorada no conceito live – work - play, que vai criar um lugar de vanguarda de ideias, inovações globais, atraindo empresas e pessoas.

A “Wave Campus” será o primeiro grande passo da Starburst e Rio Capital nesta área, e o primeiro empreendimento do Innovation District a arrancar fisicamente, com o início das obras previsto para o Verão deste ano, e abertura ao público no 3º trimestre de 2023. O projecto baseia-se num conceito moderno, adaptado às novas realidades e exigências, com o conforto e funcionalidade exigidos, “com uma preocupação de estabelecer valores de utilização adaptados à realidade da região e do país, cabendo assim no 'bolso' dos estudantes, não só os estrangeiros, previsivelmente com maior poder aquisitivo, mas sobretudo dos portugueses”, refere o CEO da Rio Capital, Julio Luz.

Transformar Almada no Silicon Valley de Portugal

O “Wave Campus” terá um papel crucial num projecto que promete transformar Almada no Silicon Valley de Portugal. Com a previsão de criar 17.000 novos postos de trabalho e trazer 4.500 novos habitantes, o Innovation District, tem como objectivo adoptar um estilo de vida sustentável numa nova geografia de inovação e de conhecimento tecnológico. A futura Cidade Global da região de Lisboa, será implantada numa área total de 399 hectares de intervenção, dos quais 110 hectares são zonas verdes.

Além da ligação à Faculdade, está prevista a criação de 1.000 novos fogos habitacionais, uma área de 250.000 m2 para a implementação de novas atividades económicas e ainda, 86.000 m2 de infraestruturas turísticas e de lazer.

O Innovation District está assente nos princípios do desenvolvimento sustentável a atingir até 2030 e pela neutralidade carbónica em 2050, utilizando um conjunto de soluções ambientais inovadoras.

“Este inovador empreendimento, que tem a ambição de estabelecer uma nova centralidade na margem sul do Tejo e contribuir para o arranque de Lisboa como uma cidade de duas margens, motivará uma a construção de uma comunidade com produção própria, sustentável, neutra em carbono e integrando métodos e soluções construtivas ecológicas e sustentáveis”, de acordo com o Director de Investimentos da Starburst, Luís Vargas.

Sendo um projecto financiado quase em exclusividade por capitais privados, encontra-se igualmente incluída, a reabilitação pública da frente ribeirinha de Porto Brandão e a extensão do Metro Sul do Tejo e de uma ciclovia até à Costa da Caparica, criando assim um impacte positivo em toda a área envolvente, com benefício directo para toda a população residente no eixo Caparica-Almada.  

Trata-se por isso de um projecto inovador e integrador, que irá produzir efeitos em toda a região de Almada e eixo ribeirinho da margem sul do Tejo, permitindo obter uma valorização do território com o aumento directo da sua atractividade para pessoas e empresas.

Integra todas as actividades e espaços que gerem valor económico, isto é, espaços de escritórios e todas as actividades complementares como espaços comerciais, de restauração, serviços e desportivos.

A âncora e roda motriz de todo o projecto, será o campus da NOVA-FCT e o seu potencial de, através da sua “expertise” e da comercialização do seu conhecimento, atrair empresas estratégicas para o desenvolvimento do território e para a criação de emprego, conseguindo assim atrair empresas internacionais e/ou um centro de investigação europeu. Pretende-se a incorporação de espaços de escritórios para alojar diferentes maturidades de empresas desde start-ups, incubadoras e aceleradoras até empresas corporativas reconhecidas, bem como espaços especializados como laboratórios e infraestruturas de investigação e ainda espaços flexíveis de co-working e colaborativos.