CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

 

Rendimento na construção com quebra de 1.365 euros por mês em tempo de pandemia

7 de julho de 2020

Os profissionais do sector da construção civil (62%) dizem-se muito afetados devido à pandemia de Covid-19 e 31% afirmou ter tido quebras no rendimento mensal na ordem dos 1.000 euros, sendo que em média, cada profissional perdeu 1.365 euros/mês.

De acordo com o inquérito da Fixando a 11.200 profissionais do sector na sua plataforma, entre os dias 22 de Junho a 2 de Julho, 24% dos profissionais estão sem trabalhar, devido ao abrandamento que se verifica no mercado, ou seja, em Junho houve menos trabalho ainda que em Abril e Maio e que os trabalhos de hoje são bem mais pequenos que o habitual. 

No entanto, a plataforma Fixando observou um crescimento na procura de serviços relacionados com a construção, na ordem dos 38% no segundo trimestre de 2020 quando comparado com o mesmo período em 2019. "O valor médio por transacção aumentou 909 euros e o valor médio por hora aumentou 10 euros face ao mesmo período em 2019", adianta Alice Nunes, directora de Desenvolvimento de Negócio da Fixando. 

Os serviços mais procurados na área da construção, segundo a mesma fonte, foram a Certificação Energética, Serviço de Limpeza, Jardinagem e Relvados, Remodelações e Construção, Estofadores e Pintura. 

"Estes resultados, revelam, por um lado, o crescimento da procura de serviços tradicionalmente mais pequenos, com um custo por hora superior ao dos projectos maiores e, por outro, a transicção abrupta para o digital e a emergência das plataformas de contratação de serviços como alternativa às formas de negócio habituais. Ainda que este modelo de negócio não seja adoptado por muitos dos profissionais ligados à construção, frequentemente mais inflexíveis perante o digital quando comparados com profissionais de outras áreas, verificamos no online uma esperança para a recuperação deste sector de negócios e também uma oportunidade para novos negócios, mais seguros e com maior volume monetário", conclui a mesma responsável.