CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Reabilitacao

 

 

 

 

Viana do Castelo: Praça de touros vira complexo desportivo

21 de fevereiro de 2018

O presidente da Câmara de Viana do Castelo apontou hoje para Junho o início da empreitada de reconversão da antiga praça de touros da cidade em campus desportivo, num investimento de 3,5 milhões de euros.

José Maria Costa, que falava durante um debate promovido pela autarquia, em parceria com a Ordem dos Engenheiros - Região Norte (OERN), considerou que aquela reconversão representa "um grande desafio de engenharia e arquitectura" que "vai ser lançado, em Maio/Junho".

A obra de reconversão da antiga praça de touros, desactivada há cerca de nove anos, desde que cidade se declarou antitouradas, está integrada no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU), candidatado a fundos comunitários do Portugal 2020.

 

Movimento ‘Antitouradas’ levou ao fecho da Praça de Touros

 

A intenção da autarquia passa por transformar a antiga arena, com uma área de 3.800 metros quadrados e cerca de 65 metros de diâmetro, numa estrutura multifunções, que sirva o desporto e os jovens do concelho, apto para a prática de várias modalidades, em simultâneo, como ginástica, esgrima, patinagem artística e hóquei em patins e basquetebol.

A construção de uma pista de atletismo a dez metros de altura, com 200 metros de extensão e vista panorâmica é uma das valências do futuro 'campus' desportivo.

O projecto é da autoria do arquitecto Rui Cavaleiro, responsável pela requalificação realizada no parque da cidade, como o centro de remo e Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA).

A praça foi construída em 1948 e teve uma intensa actividade inicial mas, nos últimos anos, ficou reduzida a apenas um espectáculo anual, por altura da Romaria da Senhora d'Agonia, o que aconteceu pela última vez em Agosto de 2008. Está encerrada desde 2009, quando Viana do Castelo se declarou cidade antitouradas.

A futura "Praça Viana" será gerida pela Escola Desportiva de Viana (EDV), em regime de comodato, dotando a associação de condições adequadas para as inúmeras modalidades e para a formação dos jovens do concelho". A EDV, com 41 anos de existência, tem mais de 1.300 atletas.