CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Reabilitacao

 

VE lança “Reabilitação Urbana e Sustentabilidade das Cidades”

21 de setembro de 2018

O grupo editorial Vida Económica promove no próximo dia 25 de Setembro, pelas 17h30, no edifício da Câmara Municipal do Porto, a apresentação do livro “Reabilitação Urbana e Sustentabilidade das Cidades”, da autoria de Álvaro Santos.

A sessão de apresentação conta com a participação do presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, e de João Pedro Matos Fernandes, ministro do Ambiente.

Rui Moreira, no prefácio da obra, enfatiza aquela que é reflexão de fundo do autor do livro: “Será que a actual mudança de paradigma no sector da construção em Portugal, nomeadamente o recente incremento da intervenções em reabilitação urbana, está a atender a factores de sustentabilidade ambiental? Será que estão a ser integradas medidas que concorram para promover a eficiência energética nos edifícios de habitação e, com isso, contribuir para a redução da factura energética do consumo doméstico, assim como das emissões de CO2, e, ainda, contribuir para a melhoria da saúde, bem-estar e conforto das populações?”

Numa altura em que as preocupações com a reabilitação urbana estão na ordem do dia entre nós, o que está em causa nesta reflexão é saber o que será necessário para se conseguir uma relação mais consistente entre a reabilitação urbana e a eficiência energética – adianta o autarca do Porto no perfácio do livro.

Álvaro Santos é licenciado em engenharia pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e doutorado em Ecologia e Saúde Ambiental pela Universidade Fernando Pessoa. Durante um curto espaço de tempo foi presidente da Sociedade Reabilitação Urbana Porto Vivo e é actualmente sócio-gerente da empresa Agenda Urbana - Estudos & Consultoria e Coordenador do Departamento de Reabilitação Urbana na empresa Observatório das Autarquias Locais.