CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Reabilitacao

 

 

 

 

 

 

 

 

Tivoli Avenida Liberdade, maior «glamour» e sofisticação

12 de dezembro de 2017

O Tivoli Avenida Liberdade, em Lisboa, um dos mais glamorosos hotéis da capital, concluiu a renovação. O estúdio de Lisboa da multinacional de arquitectura Broadway Malyan foi seleccionado pelo Grupo Minor para o projecto de remodelação da unidade, que é a propriedade de referência do grupo hoteleiro asiático em Portugal.

A intervenção contemplou a modernização dos 250 quartos do hotel, a transformação do emblemático lobby e a renovação dos restaurantes, além de ter incluído a criação de um novo spa e de um business lounge, bem como de um novo design para o icónico Sky Bar.

No lobby principal, o projecto criou uma deslumbrante zona de recepção para os hóspedes. Além de integrar agora uma renovada zona lounge com uma nova cobertura em vidro, esta zona de entrada foi alterada com uma linguagem cromática que combina vários tons de azul e um luxuoso dourado, recorrendo a novos apontamentos de arte e peças de mobiliário contemporâneo e clássico, preservando, assim, o estilo clássico do hotel.

A remodelação contemplou também a criação de um novo business lounge para hóspedes, bem como de um spa com seis salas, uma valência em estreia quer na longa história deste hotel quer em unidades com a marca Tivoli. No âmbito do projecto da Broadway Malyan, foi ainda remodelada a zona de restauração no piso térreo, nomeadamente a Cervejaria Liberdade.

 

Uma vista deslumbrante sobre a cidade

A transformação do Sky Bar, que passou a integrar uma imponente nova escadaria, de linhas curvas e mobiliário de linguagem contemporânea, foi também parte deste projecto e permitiu criar um dos espaços de lazer mais entusiásticos de Lisboa, onde os hóspedes podem apreciar vistas deslumbrantes sobre a cidade. O restaurante do rooftop, Terraço, foi igualmente renovado, com uma ementa desenhada pelo prestigiado chefe português, Rui Paula.

Margarida Caldeira, directora da Broadway Malyan, explica que o projecto pretendeu trazer um visual mais contemporâneo ao hotel, mas sem que se perdessem os traços do seu famoso esplendor.

“O Tivoli Avenida Liberdade é uma das joias da coroa de Lisboa e este projecto permitiu criar um hotel de cinco estrelas moderno com valências ímpares sem que se sacrificassem o estilo e inspiração que marcaram a sua reputação de 85 anos”, refere a arquitecta.

O projecto do edifício do Hotel Tivoli nasceu em 1956 e foi seu autor, o grande arquitecto de Lisboa, Porfírio Pardal Monteiro, autor de tantas obras históricas da capital. A segunda fase de construção do hotel, a sul, foi projectada pelo seu sobrinho, António Pardal Monteiro, em colaboração com Anselmo Fernandez.  

O projecto da renovação do Tivoli Avenida Liberdade é um dos três assinados pela Broadway Malyan para o Grupo Minor Group em Portugal, somando-se à renovação do antigo Tivoli Jardim, também em Lisboa e que se constitui como o primeiro hotel operado coma marca Avani em Portugal; bem como do upgrade de 4 para 5 estrelas, do Tivoli Carvoeiro, no Algarve.