CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Reabilitacao

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

The Noble House: Uma viagem no tempo com sotaque alentejano

23 de junho de 2017

The Noble House, é o novo boutique hotel de luxo que foi inaugurado recentemente no centro histórico de Évora. O hotel de charme foi reabilitado pelo arquitecto Fernando Coelho e tem a chancela da Unlock Boutique Hotels.

Trata-se de um edifício que testemunha a história de uma cidade e que desvenda os seus segredos, desde os milenares vestígios romanos, passando pelo próspero século XV até à actualidade, com um toque dos vibrantes anos 20 do século XX.

O projecto de arquitectura e decoração demonstra um profundo respeito pelo espírito do edifício histórico em que se insere, o antigo Solar dos Condes da Lousã, e pela tradição que Évora e o Alentejo impõem em todos os detalhes. Segundo comunicado das Unlock Boutique Hotels foi colocado em lugar de destaque os elementos estruturais da casa, que foram meticulosamente restaurados e preservados, "o The Noble House é o ponto de encontro entre o imaginário alentejano e a modernidade e conforto, resultando num subtil retiro de serenidade do reboliço do dia-a-dia".

Com 24 quartos e suites o The Noble House apresenta diversidade em cada um dos alojamentos. Da recepção antevê-se a cozinha velha do século XVII, um espaço repleto de singularidades que hoje alberga o bar. Os poiais, a pia e a chaminé originais, bem como o revestimento a azulejo seiscentista, imprimem secularidade num ambiente descontraído.

Assente na primeira muralha da cidade, a 2 minutos apenas da Sé Catedral e do Templo Romano, este edifício foi, em tempos, o Solar dos Condes da Lousã, sendo mais tarde uma escola. Funciona como uma unidade hoteleira desde os anos 20, ganhando assim o estatuto de mais antiga da cidade. Recentemente inaugurado enquanto The Noble House, é a primeira unidade hoteleira detida pela Unlock Boutique Hotels que, com apenas um ano de actividade, é também responsável pela gestão de unidades de norte a sul do país (como a Casa Melo Alvim, em Viana do Castelo, o Hotel da Estrela, em Amarante, e o Hotel da Estrela, em Lisboa), contando também com duas unidades em regime de soft brand (o Design & Wine Hotel, em Caminha, e o Marina Club Lagos Resort, em Lagos).