CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Reabilitacao

 

 

 

Santuário da Senhora da Graça alvo de obras de restauro

21 de abril de 2017

O Santuário de Nossa Senhora da Graça, em Mondim de Basto, vai ser alvo de obras de conservação e restauro que visam melhorar as condições neste local religioso, que o ciclismo divulgou a todo o país, dado aí se localizar uma das mais míticas subidas do mapa velocipédico nacional.

A intervenção no santuário representa um investimento de 90 mil euros, que serão pagos a 50% pelo Estado, 25% pela Câmara de Mondim de Basto e 25% pela Irmandade de Nossa Senhora da Graça.

Serão feitas obras de conservação e restauro da igreja, a nível da cobertura, altares, do acesso à torre do Santuário, que actualmente não está a ser utilizado, e será ainda feito o arranjo da parte exterior.

“É uma obra necessária neste ex-líbris do concelho e que, quanto melhores condições apresentar e mais cuidado estiver, mais pessoas consegue atrair também”, salientou, Humberto Cerqueira, presidente da autarquia de Mondim de Basto.

O santuário da Senhora da Graça é um local religioso situado no cume do Monte Farinha, a 947 metros de altitude. A primeira capela no cimo do monte parece ter sido construída no séc. XVI, mas o actual santuária foi concluído em 1758. “Alguns melhoramentos complementares terão sido feitos depois, como parece indicar a data de 1775 gravada na porta do púlpito”.