CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Reabilitacao

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Reabilitar com criatividade é possível!

11 de agosto de 2017

Reabilitar não se resume apenas ao edifício, um apartamento dos anos 80 do século XX, pode ser alvo de uma criativa transformação, como este projecto do arquitecto Miguel Marcelino.

Segundo o arquitecto, este apartamento, situado em Telheiras, na capital portuguesa, "apresenta problemas que são exemplares da debilidade arquitectónica da maioria da habitação portuguesa corrente da segunda metade do séc. XX: pé-direito reduzido em toda a casa, espaços subdivididos, cozinhas estreitas e compridas, corredores sinuosos e inúmeras saliências de pilares e vigas que denunciam um conflito não resolvido entre estrutura e arquitectura".

A intervenção realizada por Miguel Marcelino, procurou matizar o habitual seccionamento entre cozinha, hall, corredores e sala de estar, criando um espaço fluído com grandes campos visuais e uma maior riqueza nas possibilidades de apropriação dos espaços. "Os quartos mantêm um carácter privado e as instalações sanitárias são redesenhadas de modo a quebrar o sentimento de claustrofobia que apresentavam. Os elementos estruturais salientes de vigas e pilares vêm o seu betão re-exposto, sem vergonha, onde juntamente com os novos elementos de madeira, dão um decisivo contributo para o novo ambiente que o apartamento ganha, reacendendo as qualidades e prazer de viver num apartamento, numa cidade", refere o arquitecto.

Ficha Técnica:

Apartamento: Telheiras, Lisboa

2015 (projecto)

2015-2016 (construção)

Arquitectura: Miguel Marcelino

Colaboradores: Débora Martins

Empreiteiro Geral: Vassalo & Sousa

Área de Construção: 115 m2
Copyright desenhos e fotografias:
© Arquivo Miguel Marcelino