CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Reabilitacao

 

 

 

 

Reabilitação no centro histórico do Porto continua a crescer

24 de maio de 2016

Dois edifícios históricos foram reabilitados na Baixa do Porto e colocados no mercado residencial e comercial. Reabilitação no centro histórico continua a bom ritmo.

Os edifícios Mouzinho da Silveira & Bainharia e o da Rua de São João, mantiveram os traços arquitectónicos originais, contudo sofreram melhorias ao nível de conforto térmico e acústico, de mobilidade, de iluminação e ventilação naturais. Os dois empreendimentos com uma localização privilegiada para além dos espaços comerciais idealizados para os pisos térreos dos edifícios, foram também projectados com uma diversidade de tipologias com vista a satisfazer a procura de apartamentos para habitação própria e exploração turística.  

O Edifício Mouzinho da Silveira & Bainharia é constituído por sete prédios, que abarcam quatro ruas históricas da Invicta: a Mouzinho da Silveira, as artérias medievais da Rua da Ponte Nova, a Viela do Anjo e a Bainharia. A nível arquitectónico o projecto assegura os métodos construtivos originais, com a reabilitação do imóvel a incutir melhorias em termos de conforto térmico e acústico, bem como instalações sanitárias, cozinhas modernas e elevador. O projecto prevê, numa primeira fase, um espaço comercial e 15 apartamentos de tipologias T0 e T1 e, numa segunda fase, mais 16 apartamentos com tipologias T0 e T2. Duplex, com velux, com trapeira, triplex com duas e três frentes, com varandas, são características das tipologias, que compreendem áreas que vão desde os 46 m2 até aos 112 m2, com valores de venda a fixarem-se entre os 125 mil euros e os 240 mil euros. A data prevista de conclusão da obra é o mês de Outubro.

Datada do século XVIII, a Rua de São João albergou, durante séculos, várias casas de comerciantes, sendo que este Edifício Rua de São João é referente a um prédio composto por oito pisos e, ao que se estima, construído em finais do século XVIII, tendo a sua fachada principal orientada para esta rua. Já a fachada de tardoz é orientada para a antiquíssima Rua dos Mercadores, cuja origem histórica remontará ao Império Romano. No que concerne ao projecto de arquitectura e, indo de encontro à tradição mercantil ali enraizada, os pisos inferiores serão para o comércio e serviços e, por sua vez, os pisos superiores serão destinados à habitação. Num total de dez apartamentos de tipologias T0 e um apartamento T1, ganha destaque um pátio interior, originando o aumento dos níveis de iluminação e ventilação naturais. Os valores dos apartamentos situam-se entre os 190 mil euros no caso dos T1+1 (com trapeira) e os 315 mil euros na tipologia T2 (com varandim), com as áreas a variar, respectivamente, entre os 71 m2 e os 136 m2. Julho é o mês previsto para conclusão da obra.

A comercialização está a cargo da Predibisa. "Tem sido gratificante poder contribuir para a renovação da zona mais nobre da cidade. Não só porque isso permite apoiar a dinamização económica do Porto, mas porque está inerente a preservação e reabilitação de um valioso património histórico", revela Joana Lima, consultora Predibisa para a área da Reabilitação, na zona histórica.