CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Reabilitacao

 

 

 

 

 

 

Reabilitação do Conservatório Nacional de Lisboa vai custar 9,2 M€

7 de junho de 2018

Depois de anos de ‘luta’ de alunos e suas famílias, docentes e direcção da escola, eis que, finalmente, vai avançar a requalificação da Escola de Dança e Música do Conservatório Nacional – obra orçada em 9,2 milhões de euros até 2020.

Ao anunciar ontem a requalificação daquele estabelecimento de ensino instalado no antigo Convento dos Caetanos, edifício do século XVII, no Bairro Alto, o primeiro-ministro, António Costa “sublinhou a importância de avançar com estas obras, há muito necessárias, frisando que o ensino não existe apenas para formar pessoas para o mercado de trabalho, mas também cidadãos activos na vida democrática e cultural”.

O edifício há muito que exigia obras profundas de reabilitação tal o estado de degradação a que chegou, não apresentando condições mínimas de habitabilidade, conforto e segurança.

O Conservatório Nacional de Música, actual Escola de Música do Conservatório Nacional, foi criado em 1835, por iniciativa do compositor João Domingos Bomtempo, após o fecho do Seminário da Patriarcal, em 1834.

Em 1836, juntou-se ao Conservatório Nacional de Arte Dramática, criado por Almeida Garrett, no âmbito da reforma do ensino do Governo liberal.

Com as obras de requalificação agora lançadas, o Conservatório vai crescer em altura e ganhar uma ala inteiramente nova, com mais salas, uma nova cantina e um novo estúdio de dança, deacordo com o projecto de reabilitação do edifício. Está ainda previsto a criação de um sistema de aquecimento, um sistema elétrico novo, o reforço da estrutura e a manutenção das áreas mais importantes, como os átrios, a biblioteca e o salão nobre

O edifício não sofre obras de beneficiação desde 1946, altura em que foi sujeita a obras de remodelação e inclusão de um órgão de concerto.