CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Reabilitacao

 

Reabilitação chega aos cemitérios

19 de dezembro de 2019

O Samthiago — atelier de Conservação e Restauro concluiu a reabilitação, no Cemitério do Alto de S. João, em Lisboa, do jazigo Valmor, classificado como Monumento de Interesse Municipal. A intervenção, adjudicada pela Câmara Municipal de Lisboa no início de 2020, demorou 150 dias a ser executada, envolvendo tanto o interior como o exterior do jazigo

Localizado à entrada do Cemitério do Alto do Alto de São João, do lado direito, o Jazigo dos Viscondes de Valmor — mecenas das artes e criador do Prémio de Arquitectura com o seu nome — é uma construção funerária arquitectonicamente relevante. O jazigo foi projectado pelo arquitecto Álvaro Machado e encontra-se ladeado por quatro estátuas alusivas à Arquitectura, à Escultura, à Gravura e à Pintura, da autoria, respectivamente, dos escultores Costa Mota, Fernandes Sá, Tomás Costa e Moreira Rato (sobrinho).

 

A intervenção do Atelier Samthiago

Venília Caeiro (engenheira civil), chefe de Divisão de gestão Cemiterial da Direcção Municipal de Ambiente, Estrutura Verde, Clima e Energia da autarquia da capital, referiu ao Diário Imobiliário: “Nos Cemitérios Municipais de Lisboa existe Património Publico que exige manutenção e recuperação periódica. São exemplos disso o Jazigo Valmor no Cemitério do Alto de S. João e o Jazigo Palmela no Cemitério dos Prazeres”.

A responsável referiu-nos que, quando necessário, o município contrata empresas e técnicos especialistas em vários domínios especializados que ajudam a “fazer o diagnóstico dos problemas, o estudo de soluções”.

“Neste caso especifico do Jazigo Valmor contámos com a ajuda valiosa de Frederico Nuno C. Vaz (Técnico Superior de Restauro e Conservação da Divisão de Salvaguarda do Património Cultural da CML para o diagnóstico e o Atelier Samthiago para a execução das obras”.

O Atelier Samthiago foi constituído em 2005 e centra a sua área de actuação na Conservação e Restauro do Património Histórico e Artístico. Ao longo dos seus quase quinze anos de actividade o atelier, com sede em Viana do Castelo, assumiu-se como uma das empresas mais reputadas do sector do restauro tento em Portugal como em Espanha, contando no seu portefólio com vastas obras de referência, em particular no restauro de azulejaria.