CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Reabilitacao

 

 

 

 

 

REVIVE: aberto concurso para a concessão do Paço Real de Caxias

23 de abril de 2019

O Paço Real de Caxias , junto à marginal que liga Lisboa a Cascais, é o 17.º imóvel histórico do Programa REVIVE alvo de concurso de concessão para exploração hoteleira ou turística.

O concurso, aberto esta segunda-feira, estima um investimento de 11,6 milhões de euros na reabilitação do imóvel e uma renda anual paga ao Estado durante 50 anos de 174900 euros. O concurso terá duas fases, a primeira para selecção prévia de candidatos, que decorre até 6 de junho, seguindo-se um período de 30 dias para apresentação final de propostas.

Antiga residência de férias da família Real, o imóvel encontra-se em más condições de conservação, tendo sido alvo de vandalismo e roubo de parte de alguns dos seus frisos de azulejos. Inicialmente incluía a quinta, os jardins geométricos de influência francesa e a cascata da segunda metade do século XVIII. Apenas o imóvel é dado à concessão, no entanto os possíveis hóspedes de um futuro hotel-de-charme poderão usufruir dos magníficos jardins e áreas verdes circundantes.

O Revive é um programa lançado pelo Governo para valorização turística de património ao abandono, e para o qual foram identificados 33 imóveis, dos quais oito foram já concessionados e apenas um o O Colégio de S. Fiel, em Castelo Branco, não teve privados interessados na sua reabilitação e exploração

Segundo afirmou o Ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, "já estão identificados mais 15 imóveis para o programa", prevendo-se ainda que os restantes 16 edifícios entre os 33 já identificados venham a ser objecto de concurso até ao final do ano. Sendo o Mosteiro de São Salvador de Travanca, em Amarante, o próximo projecto Revive a ter o concurso lançado.