CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Reabilitacao

 

 

 

 

Projecto de Souto Moura travado na Rua das Flores

10 de julho de 2018

O Tribunal Central Administrativo Sul travou a demolição do edifício da Rua das Flores, em Lisboa, para a construção de um outro edifício do arquitecto Souto de Moura.

O tribunal alega violação do PDM e a demolição foi suspensa, tendo as custas do processo ficado a cargo da Câmara Municipal de Lisboa, do promotor e do empreiteiro.

A iniciativa de travar esta obra partiu do Fórum do Património que agrega três associações, a Associação Portuguesa das Casas Antigas, a Associação Portuguesa para a Reabilitação Urbana e Protecção do Património e o GECoRPA - Grémio do Património, que a 13 de Março de 2017 avançaram com um providência cautelar contra a substituição do edifício.

A Câmara de Lisboa aprovou o edifício projectado por Souto de Moura que consistia em cinco pisos, previa vidro a toda a largura da fachada, assente numa estrutura de betão armado revestida em perfis de ferro, lâminas de alumínio para ensombramento e telas de rolo.

A tomada de posição do Fórum do Património teve por base um parecer do ICOMOS Portugal, apesar disso o Tribunal Administrativo do Círculo de Lisboa negou o deferimento da providência cautelar alegando falta de factos.

Só agora o Tribunal Central Administrativo Sul, deu agora provimento à providência cautelar e suspendeu o despacho do Vereador do Urbanismo de Lisboa.

Apesar de não se ter conseguido salvar o edificio original, em comunicado, o Fórum do Património indica que se disponibiliza a acompanhar o projecto do edifício que vier a ser proposto para o local pelo promotor.