CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Reabilitacao

 

Prémio Reabilitação Urbana 2018 espera recorde de candidaturas

14 de fevereiro de 2018

A 6ª edição do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana deverá registar um número recorde de intervenções a concurso, prevê a organização.

É já no dia 16 de Fevereiro, que termina o prazo das candidaturas e onde estão já inscritos projectos nas áreas de habitação, escritórios, equipamentos sociais e culturais, hotéis e espaços públicos, espalhados por todo o país. Lisboa e Porto lideram, mas estão já a concurso intervenções também nos concelhos de Cascais, Almada, Oeiras e Sintra, na Grande Lisboa; Matosinhos, no Grande Porto; Barcelos e Vale de Cambra, a Norte; Fátima, no Centro; e Lagos, a Sul.

Para António Gil Machado, Diretor da Vida Imobiliária, entidade que co-organiza este galardão com a Promevi, "o ritmo de candidaturas tem sido superior ao ano passado, quando atingimos um volume recorde de mais de 80 projetos a concurso. Por isso, mesmo faltando dois dias para terminar o prazo e já antecipando que existe sempre um pico de submissão de projetos nesta reta final, estamos muito confiantes em atingir um novo recorde este ano". 

Na actual edição concorrem projectos e intervenções de reabilitação urbana concluídos entre 1 de Janeiro de 2016 e 31 de Dezembro de 2017, sendo excluídos os que se tenham candidatado em edições anteriores. Serão premiados os melhores projetos de reabilitação nas categorias de habitação, comércio & serviços, turismo e impacto social; e atribuídas menções honrosas para a reabilitação estrutural, eficiência energética e restauro, bem como para intervenções com áreas inferiores a 1000 m2. Caberá ao júri independente composto por cinco personalidades de referência eleger os vencedores, sendo o painel este ano composto pelos arquitetos João Carlos Santos e João Santa-Rita, além do economista João Duque, e dos engenheiros João Appleton e Manuel Reis Campos, este último também líder associativo.

Os vencedores a 6ª edição serão conhecidos na primeira quinzena de Maio (em data ainda a anunciar) num evento de gala que, este ano, pela primeira vez, ruma à cidade minhota de Braga. A lista final de candidatos será divulgada durante a V Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa, entre os dias 9 e 15 de Abril, no Pátio da Galé, no Terreiro do Paço.

O Prémio Nacional de Reabilitação Urbana é organizado pela parceria Vida Imobiliária/Promevi, contando com o Alto Patrocínio do Governo de Portugal, concedido através da Direção Geral do Património Cultural, entidade tutelada pelo Ministério da Cultura. Esta é uma iniciativa à qual a SECIL se associa e conta este ano também com o apoio da Câmara Municipal de Braga, cidade que será, pela primeira vez, a anfitriã da entrega do galardão. A Schmitt+Sohn Elevadores, a Savills Aguirre Newman, na categoria platina; e a Revigres, Sanitana e SRS Advogados, na categoria ouro; são as empresas já confirmadas no apoio ao Prémio Nacional de Reabilitação Urbana 2018.