CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Reabilitacao

 

 

 

Porto recebe um Hotel de Charme na Rua de S. João

13 de junho de 2018

Numa das zonas mais nobres da cidade, o palacete do século XVIII situado na rua de S. João que estava devoluto há mais de uma década, vai ser transformado num Hotel de Charme, num projeto do arquiteto João Figueiroa, da B229 Arquitetura.

A intervenção vai respeitar a estética e histórica do edifício e segundo o autor, pretende-se “evocar o Porto burguês do século XVIII”. Assim, o foco é uma intervenção com o mínimo de impacto”, que devolva a beleza original ao edifício, adaptando-o a uma nova função.

Com um prazo de execução de 15 meses, o edifício deverá estar concluído no segundo semestre de 2019, estando a obra de reabilitação a cargo da Invenio Engenharia, empresa de construção sedeada no Porto. "O objectivo é que este projecto respeite o património e valorize a identidade original”, sublinha Francisco Paiva Ribeiro, administrador da Invenio Engenharia. Este cuidado é visível em detalhes como o aproveitamento dos azulejos originais do século XVIII, que servirão agora para decorar a caixa das escadas. No último piso existia uma pequena capela, com tectos estucados da autoria do Mestre Baganha, representando a Paixão de Cristo. Este espaço passará a ser a “penthouse” do hotel, preservando essas obras de arte do famoso mestre afifense.