CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Reabilitacao

 

Moura requalifica dois edifícios históricos

8 de abril de 2019

A Câmara de Moura (Beja) vai requalificar o antigo Grémio da Lavoura para instalar um Centro Documental da Oliveira, devendo a obra, num investimento de 500 mil euros, com apoios comunitários, arrancar no segundo semestre deste ano. Também no âmbito do Programa Operacional Regional do Alentejo, foi aprovada a candidatura que visa executar a 2.ª fase de requalificação do edifício do antigo Matadouro.

“A operação agora aprovada corresponde à realização da primeira fase de intervenção de conservação do edifício do antigo Grémio da Lavoura, sendo o projecto de execução referente à empreitada global de intervenção no exterior do imóvel”, explicou a autarquia.

A intervenção abrangida pela candidatura representa um investimento elegível de 537.228,27 euros e tem uma taxa de cofinanciamento comunitário de 85%, estando o arranque da obra “previsto para o segundo semestre deste ano”, acrescenta a autarquia.

Nesta fase, segundo a câmara, o objectivo da empreitada passa por “salvaguardar o edifício, adquirido em 1999, e qualificar a sua presença urbana, através de uma intervenção de substituição de cobertura e de intervenção nas fachadas, incluindo paramentos e vãos”.

“Tendo em consideração que se trata de um edifício histórico”, o mesmo “será cautelosamente intervencionado no cumprimento de toda a legislação em vigor”, assinala.

Antigo Matadouro integra Museu Municipal

Já intervenção no antigo Matadouro irá concluir “parte das infraestruturas do edifício para funcionamento de um centro cultural que integre a componente do Museu Municipal, de modo a possibilitar a sua vivência pela população, quer residente, quer visitante”.

O investimento elegível, desta candidatura, é de 589.307,00 euros e tem uma taxa de cofinanciamento de 85% ao abrigo do Alentejo 2020.

Para Álvaro Azedo, Presidente da Câmara Municipal de Moura, a aprovação desta candidatura reveste-se de grande importância uma vez que permite concluir parte das infraestruturas do Museu Municipal, essenciais ao seu funcionamento, colocando este espaço ao serviço da população.

Segundo a autarquia, as intervenção a executar pretendem “contribuir para a estratégia de requalificação de imóveis classificados ou em vias de classificação e para a criação de equipamentos culturais e de lazer, articulados entre si e situados no centro histórico de Moura”.

Lusa/DI