CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Reabilitacao

 

 

Lisboa: Semana de Reabilitação Urbana começa a 27 de Março

11 de fevereiro de 2017

A Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa – o maior evento nacional que se realiza anualmente sobre o tema - realiza-se de 27 de Março a 2 de Abril, no reabilitado Teatro Capitólio – Parque Mayer.

Organizada pela revista Vida Imobiliária e pela Promevi, a iniciativa pretende trazer à capital uma semana de eventos, conferências, workshops, tertúlias ou exposições sempre em torno do tema estratégico para a capital, mas também para muitas outras cidades de Portugal. O destaque vai, como sempre, para a entrega do Prémio Nacional de Reabilitação Urbana, um dos pontos altos desta agenda, que acontece durante esta semana.

O evento é aberto a profissionais e público em geral, residentes e visitantes, que aqui têm uma oportunidade de se inteirar do impacto da reabilitação na cidade. Mais informações sobre a Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa podem ser encontradas no site do evento.

A Semana da Reabilitação Urbana conta com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, com muitos e diversos patrocínios e vastos apoios das principais associações e organismos do sector.

 

O Capitólio reabilitado

Classificado como Imóvel de Interesse Público, o Teatro Capitólio, no Parque Mayer, foi projectado pelo arq. Luís Cristino da Silva, 1929 e inaugurado em 1931.

Considerado uma das obras de referência da arquitectura modernista em Portugal, o teatro em avançado estado de degradação foi objecto, pela Câmara Municipal de Lisboa, de profundas obras de reabilitação com base no projecto do arq. Alberto Souza Oliveira, num investimento que ascendeu a cerca de 10 milhões de euros, provenientes das contrapartidas financeiras entregues pelo Casino Lisboa.

Considerada concluída a obra em Novembro de 2016, a nova sala de espectáculos e eventos conta com 400 lugares sentados e, quando a plateia é recolhida, pode receber cerca de 1.500 espectadores em pé.